Promoções do Dia - SUBMARINO

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vírus

Fonte: ChonpsBio - www.profdorival.com.br
TEMA : Vírus
Professor: Dorival Filho




Texto retirado do vídeo.

Os vírus são acelulares, não são feitos de células, são estruturas extremamente simples, além de não serem células eles não tem metabolismo próprio. Vamos entender metabolismo como a capacidade de obter energia para se manter e reproduzir. Então veja o vírus não tem isso, ou seja, ele não tem como obter energia no ambiente e assim gerar sua energia na manutenção e reprodução. Então o que ele faz para que isso ocorra? é simples. O vírus utiliza o metabolismo da célula, então todo vírus é um parasita intracelular obrigatório, porque ele precisa utilizar o metabolismo da célula para se manter e reproduzir, as vezes agente vê questão que vírus gasta muita energia, ora isso é impossível ele não gasta muita energia. Ele não tem metabolismo, ele utiliza energia da célula, ou seja, a célula que gasta energia com ele, vamos dar uma olhada agora, como é uma estrutura do vírus.
Observe que o vírus é feito por uma capa de proteína, chamada capsídeo cada proteína que compõem o capsídeo recebe o nome de capsônio. Dentro do capsídeo fica o material genético, o ácido nucléico, que pode ser DNA e RNA. Agora alguns vírus também possuem outra cobertura que nós chamamos de envelope, mas isso nem todo vírus tem. Vamos falar um pouco agora dos vírus que parasitam bactérias são chamados de
bacteriófogos ou simplesmente fagos. Vamos dar uma olhada como é o ciclo de vida dos fagos (...)
1° Ciclo Lisogênico: Neste ciclo o vírus ingeta seu DNA dentro da bactéria e se uni ao DNA viral, passando a ser chamado de profago. Nesse caso a bactéria não fica doente. Mas toda vez que ela se reproduz as suas desentendes já nascem infectados pelo vírus. O vírus pode sair do ciclo lisogênico e entra no ciclo lítico.
2° Ciclo Lítico: Nesse caso o DNA viral se solta do DNA bacteriano e passa a ser transcrito e depois o RNA é traduzido, produzindo proteínas víras. Essa proteínas víras então se unem ao material genético viral em um processo chamado de montagem.
A montagem, gera muita novas cópias do vírus que rompem a parede celular da bactéria e saem para infectar novas bactérias. É importante ressaltar nesse ciclo bacteriófago, que o vírus não rouba proteínas prontas da bactérias ele rouba o aminoácido da bactéria para fazer as proteínas dele. Ele roupa nucleotídios da bactéria para fazer o DNA dele e sempre lembrando ele não está gerando energia, é a célula que está gastanto energia, por causa disso a célula fica doente quando infectada pelo vírus, ela começa a investir energia nele (no vírus) e não nela.

Agora é claro que existem outros tipos de vírus além do bacteriófagos, o próprio ser humano pode ser infectado por uma série de vírus. Vamos ao mais famosos, nós temos nos temos a Influenza que causa, gripe, ele é um vírus de RNA. Porque o material genético dele é o RNA outro muito conhecido que parasita o humano é o HIV, que é o da ADIS. Ele também tem como material genético o RNA, nos HIV se classifica como retrovírus. (...) O retrovírus tem que ter RNA e uma enzima, chamada Transcriptase Reversa, é uma enzima que usa o RNA, como modelo para fazer uma molécula de DNA, ou seja, ela faz uma transcrição ao contrário, uma transcrição reversa. O HIV, é um Retrovírus, o Influenza não !
Um detalhe muito interesante sobre o vírus, é a dificuldade que existe para criar uma vacina para combater o vírus. Porque isso? Porque o vírus é muito sujeito a variações genética, é muito importante saber quais são os fatores da variabilidades genéticas do vírus. Basicamente o vírus tem duas fontes. A primeira é a multação, então é muito complicado criar uma vacina porque ele está sempre se multiplicando. O vírus, de RNA, ainda é mais mutagênico do que o de DNA. Porque o RNA é uma molécula mais instável. O Segundo,é chamado de Recombinação, também pode gerar variabilidade no vírus o que aconteceu com a gripe espanhola no início do séc XX (...) é um exemplo de recombinação no vírus.
A um influenza que causa gripe em aves e outro que causa gripe em humanos, mas essa duas versões de Influenza parasitam dentro de porcos e dentro do porco na hora de fazer a montagem do vírus houve uma nova recombinação dos dois. E essa nova recombinação causou a morte de bilhões de pessoas no mundo. Então é isso que chamamos de Recombinação Genética no vírus e isso que pode acontecem tranqüilamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores