Promoções do Dia - SUBMARINO

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Questões Resolvidas - UFRJ - 2009 - 1° Fase - Multipla Escolha

CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM


CLICK E LEIA SOBRE ALELO
Fonte: pt.wikipedia.org (ALELO)
Um alelo é cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene. Por exemplo, o gene que determina a cor da flor em várias espécies de plantas - um único gene controla a cor das pétalas, podendo haver diferentes versões desse mesmo gene. Uma dessas versões pode resultar em pétalas vermelhas, enquanto outra versão originará pétalas brancas.

CLICK E LEIA SOBRE CROMOSSOMA X
Fonte: pt.wikipedia.org (ALELOCROMOSSOMA X)
O cromossoma X consiste em um dos cromossomos responsáveis pela determinação do sexo do ser humano.
Em cada conjunto de seus 23 pares de cromossomos, os seres humanos possuem um par de cromossomos responsáveis pelo sexo. As mulheres possuem dois cromossomos X e os homens, um X e um Y.
Das 3.200 doenças hereditárias identificadas até hoje, 307 podem ser atribuídas a ocorrência de mutações ou falhas no cromossomo X, que, devido a esses problemas, interrompem a produção de algumas proteínas essenciais para o bom funcionamento do organismo.

GABARITO OFICIAL
CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM






CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM



CLICK E LEIA SOBRE CÉLULAS SOMÁTICAS
Fonte: pt.wikipedia.org (CÉLULAS SOMÁTICAS)
Células somáticas são quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução, tal como as células da pele.
São células cujo núcleo se pode dividir apenas por mitose, ao contrário das células germinativas, que podem sofrer meiose, para formar os gâmetas.


CLICK E LEIA SOBRE MITOSE
Fonte: pt.wikipedia.org (MITOSE)
Interfase
Período que vai desde o fim de uma divisão celular e o início da divisão seguinte.
Como os cromossomos estão pouco condensados e dispersos pelo núcleo não são visíveis a microscópio óptico. Nesta fase, por microscopia, não visualizamos modificações tanto no citoplasma quanto no núcleo. As células porém estão em intensa atividade, sintetizando os componentes que irão constituir as células filhas. Compreende três fases:
Intervalo G1 ou pós-mitótico
Existe uma intensa atividade de biossíntese (proteínas, enzimas, RNA, etc.) e formação de mais organismos (organelas) celulares o que implica crescimento celular. No final desta fase a célula faz uma "avaliação interna" a fim de verificar se deve prosseguir o ciclo celular. Caso a avaliação seja negativa, as células não vão se dividir passando ao estado G0 (que dependendo da célula pode ter uma duração variada, (Ex.: neurônios, fibras musculares, hemáceas, plaquetas, etc.) e se a avaliação for positiva passa-se à fase seguinte sendo o processo irreversível.

GABARITO OFICIAL
CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM







GABARITO PADRÃO






CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM

GABARITO PADRÃO
CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM


CLICK E LEIA SOBRE HETEROTROFISMO
Fonte: pt.wikipedia.org (HETEROTROFISMO)
Heterotrofismo ou heterotrofia, em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo que não possui a capacidade de produzir o seu alimento a partir da fixação de dióxido de carbono e por isso se alimenta a partir de outros compostos inorgânicos ou orgânicos. É o contrário de autotrofismo.
São heterotróficos todos os animais, a maior parte dos protistas (exceto algumas algas), a maioria dos fungos e algumas plantas (apenas parcialmente e de forma muito limitada).

CLICK E LEIA SOBRE QUÍMICA INORGÂNICA
Fonte: pt.wikipedia.org (QUÍMICA INORGÂNICA)








GABARITO OFICIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores