Promoções do Dia - SUBMARINO

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Questões UFF - 2009 - Fase 1

PROVA DA UFF – 2009
Neste ano o Jardim Botânico do Rio de Janeiro completa 200 anos de existência. Nele estão situados
acervos de mais de 8.000 espécies de plantas nacionais e de várias partes do mundo. O Jardim Botânico foi expandido em 15.000m2 e as estufas das orquídeas, bromélias, cactos e das plantas insetívoras foram reformadas. Este último grupo de plantas, também conhecido como plantas carnívoras, chama muito a atenção por poder obter nutrientes dos animais que capturam e digerem. Entretanto, os organismos do Reino Plantae são classificados quanto a sua nutrição como autótrofos.
Os organismos autótrofos são aqueles que sintetizam moléculas orgânicas a partir de:
(A) água e glicose
(B) substâncias orgânicas
(C) substâncias inorgânicas
(D) água, O2 e proteínas
(E) água, CO e proteínas

RESPOSTA CORRETA (C)
Autotrofismo ou autotrofia (grego trofein, alimentar-se), em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo de produzir seu próprio alimento a partir da fixação de dióxido de carbono, por meio de fotossíntese ou quimiossíntese. É o oposto de heterotrofismo. Os seres vivos com essa característica são chamados de autótrofos ou autotróficos. Estão entre eles bactérias (Cyanobacteria), protistas (algas), e plantas. Os animais e os fungos são heterótrofos.
Química inorgânica ou química mineral é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenado em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações.
Os materiais inorgânicos compreendem cerca de 95% das substâncias existentes no planeta Terra.
As chamadas "substâncias inorgânicas" que servem de foco de estudo para a química inorgânica, são divididos em 4 grupos denominados como "funções inorgânicas".São eles:
• Ácidos
• Bases ou hidróxidos
• Sais
• Óxidos





Questão 20 – UFF
Faz 100 anos que Hardy (matemático inglês) e Weinberg (médico alemão) publicaram o teorema fundamental da genética de populações, conhecido como Equilíbrio de Hardy-Weinberg.
Para se aplicar este princípio, a população deve ser de tamanho:
(A) aleatório, visto que não influencia para a aplicação do teorema, já que a probabilidade dos cruzamentos depende de processos migratórios que ocorrem naturalmente nas populações;
(B) pequeno, de modo que possam ocorrer cruzamentos de forma experimental, de acordo com as leis de Mendel, ou seja, os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem acontecer sempre a partir de alelos heterozigotos;
(C) muito grande, para que possam ocorrer cruzamentos seletivos, de acordo com a teoria evolutiva, ou
seja, os efeitos da seleção natural a partir de mutações ao acaso devem ser considerados;
(D) pequeno, de modo que possam ocorrer cruzamentos entre os organismos mutantes, de acordo com as leis das probabilidades, ou seja, novas características devem ser introduzidas de forma controlada na
população;
(E) muito grande, de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamentos possíveis, de acordo com
as leis das probabilidades, ou seja, os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem
acontecer completamente ao acaso.
RESPOSTA CORRETA LETRA (E)
Deveríamos lembrar que estamos falando de um matemático, ou seja, o estudo foi relacionado a alguma propriedade a matemática em cima da biologia. Sobre o cruzamento ao acaso de diferentes genótipos, pode-se citar animais e até mesmo humanos ( Japonês x Brasileiro) , ou até mesmo, (brasileiro x brasileiro).







QUESTÃO 24 – UFF
Os sais minerais são de importância vital para o bom funcionamento de diversos processos fisiológicos, sendo necessária a reposição da concentração de cada íon para que seja mantida a homeostasia do organismo.
O gráfico e a tabela abaixo mostram a concentração e algumas atividades biológicas de três íons em seres humanos.

Analisando o gráfico e a tabela acima, pode-se afirmar que os íons representados por I, II e III são respectivamente:

(A) Ca+2, Na+ e K+
(B) Na+, K+ e Ca+2
(C) K+, Ca+2 e Na+
(D) K+, Na+ e Ca+2
(E) Na+, Ca+2 e K+

RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

Bem questão complicada, mas uma observação inicial que poderia ser dada é da coagulação. Bem com isso você eliminaria Letra A e E pois o K+ está em abundância. Outra dica é a concentração muscular, como exemplo vou colocar a banana pois você já deve ter ouvido alguma vez que ela evita câimbra ou que tem potássio e faz bem aos músculos.







Questão 32 – UFF

Mais de 4 mil e 400 índios das etnias Yanomami e Ye’Kuana, que habitam o norte do Amazonas e leste de Roraima até a fronteira com a Venezuela, sofrem de oncocercose, uma doença parasitária conhecida como “cegueira dos rios”. O parasita pode invadir o globo ocular, causando reações que podem levar à cegueira
(Adaptado: IBICT, Canal Ciência).

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a família e o nome vulgar do inseto vetor desta filariose.

(A) Psychodidae e flebótomo
(B) Argasidae e carrapato
(C) Culicidae e mosquito palha
(D) Simuliidae e borrachudo ou pium
(E) Reduviidae e barbeiro

RESPOSTA CORRETA LETRA (C)



Lembre o Besouro transmite doença de chagas !






QUESTÃO 41 - UFF
Os estudos de evolução humana utilizam freqüentemente como alvo para análise molecular o DNA
mitocondrial, devido a sua herança exclusivamente materna.
Assinale a alternativa que descreve o papel do DNA mitocondrial na fisiologia da célula.
(A) Conter informações para a síntese de enzimas mitocondriais.
(B) Fornecer informações para proteínas envolvidas na contração mitocondrial, durante a respiração celular.
(C) Fornecer energia à célula pelo ciclo de Krebs.
(D) Conter informações para a síntese de enzimas da via glicolítica.
(E) Fornecer informações para a duplicação do DNA nuclear.
RESPOSTA CORRETA LETRA (A)





QUESTÃO 47 – UFF
A microscopia eletrônica foi inicialmente criada para estudos de estrutura de material bélico, sendo posteriormente utilizada para estudos de estruturas e organelas celulares. As eletromicrografias I e II mostram organelas citoplasmáticas distintas.

Com base na identificação das organelas nas figuras I e II, marque a alternativa que indica, respectivamente, as moléculas que podem ser secretadas por células que possuam essas organelas em grandes quantidades.

(A) colágeno e mineralocorticóide
(B) insulina e prolactina
(C) estrógeno e glucagon
(D) colágeno e testosterona
(E) colágeno e fibronectina
RESPOSTA CORRETA LETRA (C)




QUESTÃO 53 - UFF
O uso de células-tronco oriundas de embriões congelados, obtidos pelas técnicas de fertilização in vitro, foi recentemente aprovado pelo Supremo Tribunal Federal para o estudo do tratamento de doenças atualmente incuráveis. As células-tronco embrionárias são totipotentes e a partir delas pode ser obtido qualquer tipo de célula do organismo, permitindo a possível regeneração de tecidos lesionados e/ou em processo de degeneração. Até o momento, os cientistas utilizam em seus experimentos embriões congelados formados por aproximadamente 200 células.
De acordo com sua fase de desenvolvimento, esses embriões podem ser classificados como:
(A) zigoto
(B) mórula
(C) gástrula
(D) nêurula
(E) blástula

RESPOSTA CORRETA LETRA (E)
Em biologia e especificamente em embriologia, a blástula é o segundo estado de desenvolvimento do embrião dos animais, com mais de 64 células e uma cavidade central chamada blastocélio. É nesta fase que ocorre a nidação.
A blástula segue-se à mórula e precede a gástrula na sequência do desenvolvimento.




QUESTÃO 57 – UFF
O equilíbrio da fauna e da flora atualmente é compreendido como algo essencial devido a sua total interdependência. A tabela abaixo apresenta a porcentagem média dos componentes geralmente encontrados em células vegetais e animais.

Analise a tabela e assinale a alternativa que identifica os constituintes X, Y, W e Z, respectivamente.
(A) Sais minerais, Carboidratos, Lipídios e Proteínas
(B) Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Sais minerais
(C) Lipídios, Proteínas, Sais minerais e Carboidratos
(D) Proteínas, Sais minerais, Carboidratos e Lipídios
(E) Sais minerais, Lipídios, Carboidratos e Proteínas
RESPOSTA CORRETA LETRA (A)
Bem como podemos observar com a resposta os animas (humanos também) Tem o percentual em suas celular maior de proteínas, em 2° lugar está os Lipídios, em 3° está os carboidratos e em 4° os Sais Minerais.
Já os Vegetal em 1° lugar está o Carboidrato, em 2° estão as proteínas, em 3° os sais minerais e em 4° lugar está os lipídios(Gordura).




QUESTÃO 62- UFF
“Kôkôtêrô voltou-se rapidamente. Viu, no lugar em que enterrara a filha, um arbusto mui alto, que logo se tornou rasteiro assim que se aproximou. Tratou da sepultura. Limpou o solo. A plantinha foi-se mostrando cada vez mais viçosa. Mais tarde, Kôkôtêrô arrancou do solo a raiz da planta: era a mandioca.”
(Brandenburger, C. Lendas dos Nossos Índios).

A mandioca é um dos principais alimentos cultivados no Brasil até os dias de hoje. Essa planta está associada à cultura de diversos grupos indígenas no território brasileiro, que utilizam a estaquia simples como o principal método de propagação para o cultivo deste vegetal.
Assinale a técnica genética com a qual a estaquia está relacionada.
(A) Transgênese
(B) Recombinação genética
(C) Mutação sítio-dirigida
(D) Reprodução sexuada induzida
(E) Clonagem
RESPOSTA CORRETA LETRA (E)
A estaquia consiste no plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados em um meio úmido, se desenvolvem em novas plantas. Utilizam-se, por exemplo, estacas de caule de roseiras, cana-de-açúcar e mandioca; estacas de raízes de batata-doce e estacas de folhas de violeta africana. Para que o novo vegetal se desenvolva, é necessário que se formem raízes nessas estacas. Para melhores resultados, podem-se utilizar hormônios vegetais, como o ácido indol-acético e o ácido naftaleno-acético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores