Promoções do Dia - SUBMARINO

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aula de Embriologia - Anexos Embrionários

PARTE 1



PARTE 2



PARTE 3





Tema: Anexos Embrionários
Professor Paulinho

PARTE 1

O que é um Anexo Embrionários? Juntamente com a Organogênse, as células começam aquele processo de diferenciação de tecido e orgãos, juntamente com a Organogênese, a Ectoderme, a Mesoderme e a Endoderme, também começar um processo de formação de membranas externas ao corpo do Embrião. Questão os anexos embrionários, esses anexos Placenta, Âmnio, Cório, Alantoide e Saco Vitelínico . Tem por função auxiliar no completo desenvolvimento do embrião, provavelmente você já viu uma vaca parindo, uma cadela parindo, (...) na fazendo é comum ver a vaca parindo e saindo umas menbranas, aquela membranas são anexos embrionários, que temos como função, como dito anteriormente auxiliar no desenvolvimento do embrião.

Como exemplos temos de Anexos Embrionários temos !
* A Placenta
* Cordão Umbilical
* Córion
* Alantóide
* Âmnion
* Saco Vitelínico

O que é importante saber a importância do Anexos Embrionário e qual grupo esse Anexo faz parte.

SACO VITELÍNICO, como o próprio nome diz tem função de armazenar vitelo. E para que serve o Vitelo para Nutri o Embrião. Então o Saco Vitelínico, tem por função nutrição. Ele está presente nos Peixeis, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos. É o único anexo que está presente em todos vertebrados, como a função é armazenar vitelo, Vamos obeservar, que ele está desenvolvido em répteis e aves, e atrofiado em mamíferos. Por qual razão está desenvolvido nos répteis e nas aves, viram de um ovo Megalécito, que apresenta muito vitelo, por esse motivo que ele encontra-se desenvolvido em Répteis e Aves. os Mamiféros, que tem origem de ovos Alécitos, estão lembrado que o embrião do Mamífero é nutrido via Placenta? Por esse motivo o saco vitelínico no mamífero está atrofiado.

ÂMNION, Presente em Répteis, Aves e Mamíferos. O Âmnion, também dito bolsa aminiótica é a bolsa cheia de líquido onde o embrião fica mergulhado, Tem como função proteger o embrião contra choques mecânicos e também desidratação. Então o embrião fica megulhado em um líquido, que é o líquido Âmniótico. Já a Menbrana é o Âmnion, também dito bolsa aminiótica. Não se esqueçam que vocês passaram meses dento do útero de sua mãe mergulhado nesse líquido, por qual razão você não afogava? Porque o seu sistema respiratório ainda não funcionava. O oxigênio que você consumia, vinha da Placenta e o cordão Bilical chegava até você. Então você mergulhado nesse líquido não afogava, porque seu sistema respiratório ainda não funcionava. Por qual razão peixes e também Anfíbios não possuem Âmnion? Ora o embrião de peixes e anfíbios se desenvolvem na água, sendo assim ele se envolverdo na água não precisou criar um membrana para Choques Mecânico e também desidratação.


ALANTÓIDE: Quem apresenta? Novamente Répteis, Aves e Mamíferos. Quais são as funções do Alentóide: Trocas Gasosas, Excreção e Transporte de CA+ Ele encosta na casca, joga o CO2 para fora e entra com O2. Não se esqueça que a casaca do Ovo é toda porosa por isso há essa troca gasosa. Sendo Assim, se você pegar um ovo da Galinha é passar um vernis irá matar o ovo asficsidado . Lembrando também que o Alantóide, retira o Ca+ da casca e envia para o embrião, Por isso que a casca do ovo onde emplode o pintinho é uma casca frágil, porque parte do Cálcio foi retirado e levado para formação do pintinho e quem retirou o Alantóide. Muito desenvolvido em Répteis e Aves. Atrofiado em Mamíferos, porque essa funções de trocas gasosas e excreção não mamífero nós não falamos ainda, quem desenvolve essa função é a Placenta. Córion, é a membrana que envolve o Âmnion, Saco Vitelínico e o Alantóide, Tendo a função de proteção.


PARTE 2
Cordão Umbilical, Quem tem ? Apenas mamíferos. O cordão Umbilical, liga o feto a placenta. A comunicação que nós temos com nossa mãe é a Placenta. Se cortamos o cordão umbilical, será verificado que é formado por 3 vazos, Apresenta uma Veia e duas Artérias, apesarem se serem artérias transportam sangue venoso, apesar de ser veia transporta sangue arterial. A veia leva sangue da Placenta para o feto, as artérias transportam sangue venoso então é levado o sangue do feto para Placenta. A Placenta é um Anexo embrionário formado por Tecido Fetal (Córion) e Por Tecido Materno (Qual parte materna que entra na formação da Placenta é o endométrio ). A Placenta se observado é um emaranhado de vazos sanguineos, no "centro", Sangue fetal. Já nas extremidades circula sangue materno, Pelo contrário do que muitos acham o sangue da criança não circula na mãe e o da mãe não circula na criança. São circulações independentes, as trocas gasosas e metabolicas, ocorre tudo por diferença de concentração, ou seja, passar do meio mais para o meio menos.

Funções da Placenta:
* Trocas Gasosas ( Ocorre por difusão)
* Trocas Metabólicas (nutrição e excreção). O sangue da mãe chega na placenta rica em sais, vitaminas, glicose, aminoácidos, nicotina, alcool, etc
o sangue da criança chega na placenta rico em CO2, por divisão essas excretas saem, ou seja, entra os nutrientes saem as excretas ..
* Imunização fetal, Alguns anticorpos passam para a criança
* Produção de hormônios (Função endócrina), ela produz o hormônio apartir do terceiro mês de gestação.

=> Uma desterminada mulher ovozitou, esse ovócito entro pela tuba, encontrou com o espermatozoide, então houve a fecundação, ou seja, criou a primeria célula
2N (Zigoto). Antes devemos lembrar que lá no ovário no local onde o óvulo se desprendeu, forma o corpo-Lúteo, também chamado de corpo amarelo, ele então começa
a produzir um hormônio, chamado Progesterona. A Progesterona prepara o endométrio, ou seja, termina de preparar o endométrio, que está muito espeço, bastante
vacularizado, esperando a chegada de um novo ser.

=> Como timos dito o ovótico encontrou com o espematozóide, que ocorreu a ecundação, formando o Zigoto, começa-se a fragmentação (...) Uma célula forma duas ... duas forma quantro ...quatro formam oito ... formando a bola maciça (chamada mórula), então ela vai se absorvendo líquido e se transforma em uma bola oca, que se chama de blástula.
A Blástula chega lá no últero e se implanta no endométrio, essa implantação é a nidação. Assim, que implanta as células que envolvem a Blástula, (dando um zoom) essa células começam a se multiplicarem para dentro do endométrio, formando uma estrutura chamada Sinciciotrofoblastuto, esse por sua vez excreta o Hormônio HCG ( que é a Gonadotrofina Coriônica) . Isso estimula o Corpo-Lúteo, fazendo com que ele continue produzindo Progesterona.
E a Progesterona, manterá o endometrio bastante espeço. por isso que a mestruação não veio. Concluindo a mestruação não veio por o endométrio não escamou.
E porque ele não escamou? Porque não houve queda de Progesterona.
Mas pessoal deveria ter queda de Progesterona, porque não sei se vocês de lembram 14 dias após a ovozitação o corpo-Lúteo (Corpo Amarelo), já regredindo diminui a produção de progesterona.

* A mulher tem uma queda de Progesterona, o endometrio escama e a mulher mestrua!
Nesse caso porque a mestruação não vei? porque a mestruação não irá vir ?
Se a mestruação não vei o endométrio se manteve intacto, porque o endométrio se manteve intacto porque a progesterona se mateve elevada;

E porque ela não se manteve elevada...?
Porque o Corpo-Lútero não regrediu?
É porque o HCG (Gonadotrofina Coriônica) está estimulando.

E quem é esse HCG?
É o hormônio produzido pelo Sinciciotrofoblasto.

Só ocorrerá Sinciciotrofoblasto se houver implantação (...) Por volta mais ou menos do terceito mês de gestação, a produção de progesterona foi transferida para placenta.

É a Placenta agora que produz Progesterona (...) Essa é a função que destacamos da Placenta, produção de Hormônio, no caso da Placenta. A Progesterona "engana" a placenta velha, que diminui a produção de progesterona, essa queda na produção de Progesterona ... "Agente diz na Biologia que a Progesterona ingana o organismo Materno", de forma tal que o organismo não nota o corpo extrano que ali está. Aquele alienígina que está no corpo dela, no final de gestação há uma queda de Progesterona,

A Progesterona para de enganar o organismo Materno, Então assim o organismo Materno nota o corpo estranho e assim é preciso espulsar, e com isso começando as contrações.


PARTE 3
Pessoal só mais um destaque. Tudo isso para falar da função endocrina da Placenta. Bem a Mórula, depois dela vem a Blástula (...) Essa Blástula é diferente a
Blástula que nós mostramos no Anfioxo, Essa Blástula ela não é completamente oca, Há uma agromerado de células que nós chamamos de embreoblasto e são essas células que dá origem a todo embrião, são essa as vedetes da ciencia mundial hoje, são as células troco embrionárias, são as células coringa, Células Tronco, que a pesquisa científica utiliza no laboratório ou mesmo na terapeutica humana, são as embreoblatos. As células externas que se chamam trofoblasto que multiplicam para dentro do endometrio, são elas que formam a Placenta. Só chamar a atenção que a Blastula do mamífero, chamado também de Blastocisto é diferente da Blástula dos anfioxos.

Um comentário:

Seguidores