Promoções do Dia - SUBMARINO

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Aula de Embriologia - Tipos de Óvulos

Parte 1


Parte 2


Iremos estudar hoje a parte de embriologia, a embriologia é uma frente relativamente curta, nem sempre aparece no vestibular (...) A nossa Embriologia será dividida em 5 capitulos.

1) O primeiro capítulo será os tipos de óvulos, ou seja, os diferentes tipos de gametas femininos.
2) Tipos de segmentações, o que é isso? O óvulo é fecundado, forma a primeira célula 2N, chamada célula ovozigoto e o zigoto começa a se fragmentar, é o que chamamos de segmentação.
3) Desenvolvimento embrionário do Anfioxo
4) Anexos Embrionários, onde eles estão presentes e suas funções
5) Formação de Gêmeos, os diferentes tipos de gêmeos.


Começando agora pelos diferentes tipos de Óvulos ou de gametas.
Sabemos que os óvulos são classificados de acordo com a quantidade e distribuição de vitelo.

Da lhe vem a pergunta o que, que é vitelo ?
Vitelo á a substância que nutri o embrião, por exemplo na foto ilustrada você tem o ovário e uma galinha essa esfera maior amarela que nós chamamos de gema é um óvulo de uma galinha e uma ave, a parte amarela é puro vitelo tem óvulos com muitos vitelos como agente observa aqui e outros com pouco. Todos os dias quando a galinha está no ovopossição a galinha libera um óvulo, libera uma das bolas ilustradas aqui no vídeo,
estando cheia de vítelo que é a substância que nutri o embrião. Então você está diante de um óvulo de muito vitelo, no nosso caso que somos mamífero no nosso óvulo praticamente não tem vitelo, porque? Porque o embrião do mamifero ele é nutrido via placenta correto !
Inicialmente ele tem 4 tipos de óvulos:

1) Oligolécito ou Isolécito
2) Heterolécito ou Mediolécito
3) Megalécito ou Telolécito Completo
4) Centrolécito


Lembranda a vocês que o critério utilizado na classificação é a quantidade e a distribuição de vitelo.

Óvulo Oligolécito ou Isolécito, que dizer que esse óvulo tem pouco vitelo, que a distribuição de vitelo é iqual.

Óvulo Heterolécito ou Mediolécito, Mede a quantidade e distribui de forma heterogênia

Óvulo Megalécito, quer dizer muito vitelo

Òvulo Centrolécito, o vitelo está no centro.


Ai nesse momento é normal o aulo falar que em seu livro há 5 tipos de óvulos.
Então o livro provavelmente citou o tipo Alécito ou Metalécito, pessoal esse tipo de óvulo. É um óvulo que praticamente não tem vitelo, é o óvulo do mamífero placentário. Só que o tipo alécito podemos classificalo como subtipo do Oligolécito ou Isolécito, então não é errado, falar que mamífero tem óvulo metalécito. Tem livro
que vai classificar o mamífero tendo óvulo com Oligolécito, dependendo do material vai classificar o mamífero tendo óvulo de Alécito. Já que o Alécito é um SubTipo do Alécito.


Bom pelo desenho apresentado caracterizando cada tipo de óvulos.


O Oligolécito ou Isolécito.
O ponto vermelho central é o núcleo do óvulo, esse pontos amarelo para nós representa vitelo, observe pelo esquema temos pouco vitelo.

Heterolécito ou Mediolécito
Temos um óvulo com média quantidade de vitelo, distribuída de forma heterogênia. Lembrando que o polo com maior concentraçao de vitelo é denominado polo vegetativo e o polo com menor quantidade de vitelo é denominado pólo Animal.


Tipo Embrionário - Parte 2

Megalécito ou Telolécito Completo, já temos representação agora de um óvulo com muito vitelo. Caracteristica o ovo Megalécito, se observarmos uma mancha, que é o núcleo, dentro de um espaço branco que é o citoplasma (Cicatrícula), esse ovo já adiantando para vocês é um ovo de uma ave, exemplo uma galinha. É na cicatrícula que começa do
desenvolvimento embrionario do pinto (espaço em branco) ou de uma ave qualquer.

Centrolécito, temos um ovo onde o vitelo fica no centro. Lembrando que é o ovo do inseto, se você observar, são ovos pequenos, comparado com o "ser vivos" que a colocar, então esse ovo tem pouco vitelo, proporcionalmente com o tamanho do ser vivo, mas se olhamos a quantidade de vitelo pela proporção do ovo, ai podemos dizer que o ovo tem muito vitelo.

Alécito ou Metalécito, caracteriza o ovo do mamífero, e o detalhe esse ovo tem duas estruturas que nenhum ovo tem que são elas a zona pelúcida e o Corona Radiata. E para que serve essas estrutura? Ela tem a função de dificultar a entrada do gameta masculino, ou seja, ele não apenas chega e fecunda, os espematózides trabalharam em conjunto na tentativa ou com o objetivo a Coroa Radiata e a Zona Pelúcida, Os espermatozoídes trazem na parte superior uma estrutura chamada de Acrossomo, que é uma bolsa carregada por uma enzima chamada de Hialuronidase. Ai a Hialuronidase tem a função de destruir a Corona Radiata e a Zona Pelúcida,para que então o espermatozoide possa avançar, possa atingir a membrana do óvulo e realizar o seu objetivo final que é a fecundação. Então passando pela classificação dos tipos de óvulos, pelo ilustrado temos 5 tipos.

A seunda parte então do vídeo é caracterizar quais animais fazer parte desse tipo de ovo.

Oligotélio ou Isolécito, quais são os animais?

C - Celenterados
E - Equinodermas
P - Poríferas
P - Protocordados


Nos temos dado mais enfaze aos grupos de aninais que normalmente o vestibular tem achado mais importante, nesse caso vamos destacar quem tem ovo oligolécito? Os anfioxo, que é um Protocordados. e os mamíferos, mais ai você questiona, mas o mamífero não Alécito, o Alécito é um subtipo do Oligolécito.

Temos o ovo do tipo heterolécito, média quantidade como pode-se observar, distribuido de forma heterogênia.
Quais são os animais que tem ovo Heterolécito?

P = Peixe
A = Anfíbio
M = Moluscos
P = Platelmintos
A = Anelídeos

OBS: Vemos destacar os Peixes e Anfíbios , que apresentam ovo Heterolécito.

MEGALÉCITO, quem tem esse tipo de ovo.
Os principais são a Ave e Repteis. Mas podemos destacar o onicorrinco ...

CENTROLÉCITO, Os artropatas, principalmente da classe insepta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores