Promoções do Dia - SUBMARINO

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

GLICÓLISE

GLICÓLISE


Para entender bem Respiração Celular, é precisar saber para que ela faz a Respiração Celular, qual é o objetivo central desse processo. Observe bem você se alimenta de diversos tipos de alimentos, Carboídratos, Lipídios, Proteínas.
Todos eles podem ser fonte de energia para a célula, ela pode usar um Carboidrato, um Lipídio ou uma Proteína, com fonte de energia. Mas imagine como seria complicado ter que lidar com essas três alternativas o tempo inteiro. Imagine que a célula vai fazer um transporte ativo de membrana e você bem sabe que o transporte ativo de Membrana gasta energia, imagina que a célula nesse momento divesse que desidir de onde eu pego energia agora Carboidrato, de Proteína ou Lipídio, para fazer esse transporte. Não dá seria confuso, além disso teria que ter enzimas adaptadas para tudo isso. Não é assim, o que ela faz então? Ela pega diferentes fontes de energia como proteínas, Lipídios e Carboidratos, extrair energia desses componentes e usa essa energia para produzir ATP, Então ela acaba convertendo diferentes fontes de energia em uma moeda energética só que é o ATP, e esse é o objetivo da Respiração Celular.
(...) Então o objetivo da Respiração Celular é esse extrair energia de diferentes fonte e converte tudo em uma moeda energética só que é o ATP.

O que é o ATP?
É uma molécula de Adenina, uma de Ribose e 3 de Fosfato.
(OBS: Ligações de Fosfato muita energia)
Portanto o ATP é um nucleotidio de RNA, se você substituir por exemplo a Base Andenina pela Glanina, você vai ter um GTP.

E porque o ATP é tão importante para célula?
É quetão é que o ATP carrega muita energia bastante energia entre as ligações de seus Fosfatos. Muito próximo bem no origem da vida, fixo o APT como moeda energética.

Tem aluno que pensa que o ATP serve para armazenamento de energia, e não é! O ATP é fornecido para fornecer energia imediatamente. Se o seu corpo quer estocar energia a longo prazo é muito melhor produzir gordura, o APT é produzido para ser usado já. E esse é o objetivo da respiração celular, extrair energia dos alimento e gerar ATP.

E como é que a Respiração faz isso ?

Você já viu que a célula pode extrair energia de diferentes fontes alimentares, mas vamos pegar a Glicose, como modelo, porque a glicose é a principal fonte de energia da célula a Respiração vai acontecer em 3 etapas, A Glicólise, o Ciclo de Krebs e a Cadeia Respiratória. Vamos então pelo o início, pela GLICOLISE.

Você já aprendeu que o motivo da respiração celular é produzir ATP, mas Glicolise, produz pouco ATPs. Na verdade no início da Glicose não só não se produz ATP, como se gastam 2. Então no inicio na Glicose ocorrerá o gasto de dois ATPs, mas isso não vai ser problema porque na continuidade das reações quimicas da Glicolise esse ATPs que foram perdidos no inicio vão ser recuperados, porque até o final da Glicólise, são produzidos 4 ATPs. Então veja a Glicólise produz 2 ATPs, mas produz 4 ATPs, ou seja, ela termina com saldo positivo de 2 ATPs.

2 ATPs é muito pouco, mas a Glicólise faz um trabalho importantíssimo, entenda bem. A maior parte da energia da Glicose está nos seus elétrons.Quem perde eletróns, oxida. O que a Glicólise faz é oxida a molécula de Glicose ela extrai elétrons ricos em energia da Glicose, e passa esse elétrons energizados para a molécula NAD+, quando
o NAD+ recebe esses elétrons se converte em NADH.

TOTAL DE NADH na Glicólise (2)

Tem muito aluno que me pergunta, mas qual é a função do NAD?
É a função de Carregador de elétrons ricos em energia.
Ele está desempenhando um importante papel de transportar elétrons ricos em energia. Será observado que a enegia que esse NAD carrega será usada na ultima etapa da Respiração Celular, que nós chamamos de Cadeia Respiratória.

Bem além disso a Glicolise quebra a molécula de Glicose ao meio, observe que a Glicose tem 6 Carbono, durante a seguencia de reações da Glicose, ela quebrada ao meio, produzindo 2 compostos com 3 Carbonos, chamados Piruvato.

Relembrando são quatros eventos principais da Glicólise.

1) No início ela consome 2 ATPs
2) Depois ela produz 4 ATPs, assim tendo o saldo possitivo de 2 ATPs
3) A Glicolise oxida a Glicose, ou seja, extrai elétrons ricos em glicose e passa para o NAD+, que se converte em NADH
4) Ela parte a molécula de Glicólise ao meio e termina, com 2 compostos de 3 carbonos, camados de Piruvato

4 comentários:

  1. tem um erro de digitação, vc colocou mais a cima que no processo da glicólise incialmente ela produz 2 ATPs, mas produz 4 ATPs, sendo que embaixo você colocou certo...
    o entendimento ta explicito, muito bem feito... o compreensão flui com facilidade, valeu

    ResponderExcluir
  2. P.s: Esse texto todo você copiou indenticamente às falas do professor Dorival Filho, de uma aula postada no canal dele do Yotube.

    ResponderExcluir

Seguidores