Promoções do Dia - SUBMARINO

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Biologia - Questões resolvidas ENEM 2009

OBS: MANDEI E_MAIL PARA O ENEM ... POIS O TEXTO DO WIKIPEDIA NÃO ESTÁ COMPATÍVEL !!!!

RESPOSTA CORRETA LETRA (A)

FONTE: pt.wikipedia.org
Colónia (biologia)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Se procura outros significados de Colónia, consulte Colónia.
Em biologia, colónia (português europeu) ou colônia (português brasileiro) é o nome dado a uma relação ecológica harmônica intra-específica, em que um grupo de organismos da mesma espécie formam uma entidade diferente dos organismos individuais e todos levam vantagem. Por vezes, alguns destes indivíduos especializam-se em determinadas funções necessárias à colónia[1].
Na colônia, os organismos encontram-se unidos fisicamente, constituindo um conjunto coeso, podendo ou não ocorrer divisão de trabalho entre eles. Há colônias móveis, como as caravelas e várias espécies de algas, como as Volvox. Há também colônias fixas como as de esponjas e de corais.
Um recife de coral, por exemplo, é construído por milhões de pequenos animais (pólipos) que secretam à sua volta um esqueleto rígido. A garrafa-azul (Physalia) é formada por centenas de pólipos seguros a um flutuador, especializados nas diferentes funções, como a alimentação e a defesa; cada um deles não sobrevive isolado da colonia.
As bactérias e outros organimos unicelulares também se agrupam muitas vezes dentro dum invólucro mucoso.
As abelhas e formigas, por outro lado, diferenciam-se em rainha, zangão com funções reprodutivas e as obreiras (ou operárias) com outras funções, mas cada indivívuo pode sobreviver separadamente. Por isso, estas espécies são chamadas eusociais, ou seja, formam uma sociedade e não uma colonia.







O que é caloria?
FONTE: www.grupoescolar.com
Uma caloria é a quantidade de calor que aumenta a temperatura de um grama da água em um grau Celsius.
A energia dos alimentos pode ser medida em calorias. No entanto, para medir a quantidade de energia gerada pelo alimento, costumamos utilizar a unidade de medida chamada quilocaloria (kcal), que vale 1000 calorias. Uma maçã, por exemplo, tem, em média, 70 kcal; uma banana, 100 calorias e um sorvete cremoso (bem servido), 230 kcal.
De quantas calorias uma pessoa precisa?
Isso depende de muitos fatores, como o peso, a idade, o sexo e, principalmente, de quanta energia gasta durante o dia - essa necessidade aumenta também durante a gravidez e na amamentação. Quanto maior o esforço e a sua duração, mais calorias são consumidas. E, portanto, mais a pessoa precisa comer para repor as calorias perdidas. Um homem de 75 kg que trabalhe a maior parte do tempo sentado num escritório, e que não faça exercícios físicos diários, gasta cerca de 2300 kcal por dia. Uma mulher de 60 kg, e na mesma situação, gasta cerca de 1900 kcal por dia. Mas, se esse homem tiver um trabalho que exija certo esforço físico o então se ele praticar exercícios diários, pode gastar aproximadamente 2900 kcal por dia, e a mulher, nessas condições, por volta de 2200 kcal por dia.
Depois de ingerido, o alimento é liberada por uma série de transformações ou reações químicas que fazem parte da respiração celular e que acontecem no interior das células. Nesse processo, a glicose, um açúcar, combina-se com o oxigênio e se transforma em gás carbônico e água, gerando energia.


O que é carboidrato?
FONTE: pt.wikipedia.org
Carboidratos, carbohidratos, hidratos de carbono, glicídios, glícidos, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídios ou açúcares são substâncias, sintetizadas pelos organismos vivos, de função mista poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona.
O aldeído glicérico ( 2,3-hidroxi-propanal ) é um carboidrato de função mista poliálcool-aldeído
Diihidroxi-acetona
O diidroxi-acetona ( 1,3 diidroxi-propanona ) é um carboidrato de função mista poliálcool-cetona
Função
Os carboidratos têm funções estruturais da membrana celular (construtora ou plástica), fornecimento de uma fração significativa de energia, armazenamento energético nos animais, sob a forma de glicogênio e principalmente nos vegetais, sob a forma de amido.
Também tem função anticoagulante (heparina), lubrificante, estrutural (quitina) e antigênica (ativa o sistema imunológico, por exemplo, a alergia causada por crustáceos).
Os carboidratos também são conhecidos como açúcares.





RESPOSTA CORRETA LETRA (E)

FONTE: pt.wikipedia.org
biologia, sobretudo na ecologia e ambientologia, meio ambiente é o conjunto de todos os factores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento dos seres vivos que habitam no mesmo ambiente, que é chamado de biótopo. Esses factores incluem a luz, o ar, a água, o solo (chamados factores abióticos) e os próprios seres vivos, nas suas relações ecológicas (factores bióticos).






RESPOSTA CORRETA LETRA (E)

Veja o vídeo e leia....
O professor de biologia do Anglo Armênio Uzunian explica a teoria da evolução de Charles Darwin (confira o vídeo). Ele comenta as ideias e as lacunas deixadas por Darwin e explica como se dá a seleção natural, usando como exemplo a resistência das bactérias a antibióticos.



O que anfíbio? ABRA O LINK ABAIXO !!!
FONTE: pt.wikipedia.org

LEIA SOBRE DARWIN E SUA TERORIA
FONTE: pt.wikipedia.org
LEIA SOBRE DARWIN E SUA TERORIA - Origem das espécies
FONTE: pt.wikipedia.org
A Origem das Espécies, do naturalista britânico Charles Darwin, é um dos livros mais importantes da história da ciência, apresentando a Teoria da Evolução, base de toda biologia moderna. O nome completo da primeira edição (1859) é On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life (Sobre a Origem das Espécies por Meio da Selecção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida). Somente na sexta edição (1872), o título foi abreviado para The Origin of Species (A Origem das Espécies), como é popularmente conhecido.
Nesse livro, Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da selecção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida.
A primeira edição, publicada pela editora de John Murray em Londres no dia 24 de Novembro de 1859 com tiragem de 1.250 exemplares, esgotou-se no mesmo dia, criando uma controvérsia que ultrapassou o âmbito académico. Um exemplar da primeira edição atinge hoje mais de 50 mil dólares em leilão.[1]
A proposta de Darwin, que as espécies se originam por processos inteiramente naturais, contradiz a crença religiosa na criação divina, tal como é apresentada na Bíblia, no livro de Génesis. As discussões que o livro desencadeou se disseminaram rapidamente entre o público, criando o primeiro debate científico internacional da história









RESPOSTA CORRETA LETRA (E)







RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

Leia sobre genética:
FONTE: pt.wikipedia.org









RESPOSTA CORRETA LETRA (E)

Leia sobre:
MEIA VIDA
FONTE: pt.wikipedia.org

METAL ALCALINO TERROSO
FONTE: pt.wikipedia.org

FONTE: wikipedia










RESPOSTA CORRETA LETRA (E)


LEIA SOBRE DIPLOÍDE
FONTE: pt.wikipedia.org
Células diplóides são aquelas cujos cromossomos se organizam em pares de cromossomos homólogos, e assim, para cada característica existem pelo menos dois genes, estando cada um deles localizado num cromossomo homólogo. Diz-se que estas células possuem 2n cromossomos, onde n é o número de cromossomos característico da espécie em causa, ou "número haploide".
No caso da espécie humana, n corresponde a 23 cromossomos, pelo que as células somáticas possuem 2n, ou seja, 46 cromossomos. Quando ocorre a fecundação, os 23 cromossomos presentes no espermatozóide juntam-se com os 23 cromossomos presentes no óvulo.
As mulheres possuem o último par de cromossomos, o 23º, igual a XX onde X é um tipo de cromossomo. Já os homens o possuem como XY, determinando seu sexo.






RESPOSTA CORRETA LETRA (C)

OBS: O principal alimento são as fezes do morcego. Este morcego desaparecendo ou migrando para outro lugar pode causar problemas na população desses mosquitos.







RESPOSTA CORRETA LETRA (D)







RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

Leia sobre o efeito estufa.
FONTE: pt.wikipedia.org

Leia sobre gases do efeito estufa
FONTE: pt.wikipedia.org

Leia sobre Energia Renováveis
FONTE: pt.wikipedia.org











RESPOSTA CORRETA LETRA (C)


Antropogenia é o termo dado às coisas originadas pelo homem.
Antropogenia ou antropogênese é o estudo da ontogênese e filogênese humanas.
Coisas referentes ao homem ou à vida humana são chamados antrópicos. Assim, ação antrópica é a ação humana sobre o ambiente.


MINERAÇÃO
Problemas ambientais
Precipitado de hidróxido de ferro num regato recebendo águas ácidas de uma mina de carvão (Missouri, Estados Unidos).
Atualmente as companhias mineiras são obrigadas a cumprir normas ambientais, de encerramento e de funcionamento bastante estritas, de forma a assegurar que a área afectada pela exploração mineira regressa à sua condição inicial, ou próxima da inicial e em alguns casos até melhor que a inicial. Alguns métodos de exploração antiquados tiveram, e continuam a ter em países com fraca regulamentação, efeitos devastadores no ambiente e na saúde pública. Pode ocorrer contaminação química grave do solo nas áreas afectadas, a qual pode ser ampliada e disseminada por exemplo pela água, criando situações de contaminação maciça.
Outros problemas ambientais possíveis são a erosão, subsidência, abandono de resíduos perigosos, perda de biodiversidade e contaminação de aquíferos e cursos de água.
No entanto, as explorações mineiras modernas têm práticas que diminuíram significativamente a ocorrência destes problemas, sendo alvo de apertado escrutínio ambiental.
BARRAGEM
Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.


PORQUE O GABARITO É (C) !!!!!!!!!

CIANOBACTÉRIAS
As Cyanobacteria ou Cianobactérias, filo que inclui as algas azuis, são organismos aquáticos, unicelulares, procariontes e fotossintéticos de cocos, bastonetes, filamentos ou pseudofilamentos, apresentando coloração azul em condições ótimas, mas são frequentemente encontradas apresentando coloração de verde oliva a verde-azulado.

Em muitos casos, são responsáveis pela eutrofização do ambiente aquático no qual estão inseridas pela rápida reprodução (sempre por bipartição). A maioria das espécies encontram-se em água doce, mas algumas são marinhas ou ocorrem em solo húmido, ainda sendo encontradas em ambientes lacustres (principalmente hipersalinos), ambientes congelados, sob o foliço de florestas entre outros. Outras espécies são endossimbiontes em líquenes ou em vários protistas e corais, fornecendo energia aos seus hospedeiros.

Foram durante muito tempo classificadas como algas, quer da divisão Cyanophyta, quer da classe Cyanophyceae (por isso o termo cianofíceas é ainda utilizado, embora o termo cianobactérias esteja a ganhar terreno) e estudadas pelos botânicos. Atualmente sabe-se que estes organismos não têm relação filogenética com qualquer dos grupos de algas, a não ser como prováveis antepassados dos cloroplastos – ver teoria da endossimbiose) – e encontram-se classificados como um filo (ou divisão, para os botânicos) dentro do domínio Bacteria.


Invertebrados bentônicos
Os invertebrados bentônicos são grupos de organismos que habitam diferentes tipos de substratos de habitats aquáticos. Estes podem ser compostos de fragmentos de vegetais, sedimentos diversos, macrófitas, algas filamentosas, entre outros. Dentre os diversos grupos existentes, podemos destacar os moluscos, insetos, nematódeos e os oligoquetos. Os organismos bentônicos têm sido utilizados como bioindicadores na avaliação de impactos ambientais provocados pelo mau uso dos recursos naturais do ambiente. Os animais, plantas, microrganismos e suas complexas interações com o meio ambiente respondem de maneira diferenciada às modificações da paisagem, produzindo informações, que não só indicam a presença de poluentes, mas proporcionam também uma melhor indicação de seu impacto na qualidade dos ecossistemas (Souza, 2001).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores