Promoções do Dia - SUBMARINO

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Questões Resolvidas Biologia - UFF - 1996 - 1° Etapa

Prova - UFF - 1996 - 1° Etapa
Gabarito - UFF - 1996 - 1° Etapa


Questão 21 (Click na imagem para visualizá-la melhor)


21 Levando-se em conta as diferenças entre células procariontes e eucariontes, podemos classificar os seres vivos em:

(A) procariotas (bactérias e animais) e eucariotas (algas azuis, plantas e fungos)
(B) procariotas (bactérias e cianofíceas ou algas azuis) e eucariotas (plantas, fungos e animais)
(C) procariotas (cujos cromossomos das células estão separados do citoplasma por mem-brana) e eucariotas (cujos núcleos das células não são individualizados e
delimitados por membrana)
(D) procariotas (constituídos por células ricas em membranas) e eucariotas (cujas células são pobres em membranas)
(E) procariotas (cujas células se dividem por mitose e há condensação dos filamentos de DNA, levando à formação de cromossomos visíveis ao microscópio óptico durante a divisão celular) e eucariotas (cujas células possuem polirribossomos, mesossomos e nucleóides)

GABARITO (B)


Saiba mais sobre - Célular Procarionte
Saiba mais sobre - Célular Eucarionte






Questão 22


22 Com respeito aos vírus, se considerarmos suas relações com as células e seus efeitos sobre elas, podendo causar doenças de gravidade variável, é correto afirmar que:
(A) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
(B) Os vírus que atacam células animais, comumente,também atacam células vegetais e
vice-versa.
(C) Os vírus não são parasitas ao nível molecular,porquanto não induzem a maquinaria
sintética das células parasitadas a trabalhar para formar novos vírus em vez de trabalhar para formar seus próprios componentes.
(D) Os vírus que atacam as células animais possuem os dois tipos de ácidos nucléicos
(DNA e RNA), enquanto os que atacam as células vegetais possuem apenas um deles.
(E) Os vírus diferem das rickétsias por possuírem, ao mesmo tempo, DNA e RNA, além do fato de apresentarem membrana semipermeável, através da qual ocorrem trocas com o meio.

GABARITO (A)



Fonte: ChonpsBio - www.profdorival.com.br
TEMA : Vírus
Professor: Dorival Filho



Texto retirado do vídeo.

Os vírus são acelulares, não são feitos de células, são estruturas extremamente simples, além de não serem células eles não tem metabolismo próprio. Vamos entender metabolismo como a capacidade de obter energia para se manter e reproduzir. Então veja o vírus não tem isso, ou seja, ele não tem com obter energia no ambiente e assim gerar sua energia na manutenção e reprodução. Então o que ele faz para que isso ocorra? é simples. O vírus utiliza o metabolismo da célula, então todo vírus é um parasita intracelular obrigatório, porque ele precisa utilizar o metabolismo da célula para se manter e reproduzir, as vezes agente vê questão que vírus gosta muita energia, ora isso é impossível ele ão gasta muita energia. Ele não tem metabolismo, ele utiliza energia da célula, ou seja, a célula que gasta energia com ele, vamos dar uma olhada agora, como é uma estrutura do vírus.
Observe que o vírus é feito por uma capa de proteína, chamada capsídeo cada proteína que compõem o capsídeo recebe o nome de capsônio. Dentro do capsideo fica o material genético, o ácido nucléico, que pode ser DNA e RNA. Agora alguns vírus também possuem outra cobertura que nós chamamos de envelope, mas isso nem todo vírus tem. Vamos falar um pouco agora dos vírus que parasitam bactérias são chamados de
bacteriófogos ou simplesmente fagos. Vamos dar uma olhada como é o ciclo de vida dos fagos (...) 1° Ciclo Lisogênio: Neste ciclo o vírus ingeta seu DNA dentro da bactéria e se uni ao DNA viral, passando a ser chamado de profago. Nesse caso a bactéria não fica doente. Mas toda vez que ela se reproduz as suas desentendes já nascem infectados pelo vírus. O vírus pode sair do ciclo lisogênico e entra no ciclo citico, nesse caso o DNA viral se solta do DNA bacteriano e passa a ser transcrito e depois o RNA é traduzido produzindo proteínas víras. Essa proteínas víras então se unem ao material genético viral em um processo chamado de montagem . A montagem, gera muita novas cópias do vírus que rompem a parede celular da bactéria e saem para infectar novas bactérias. É importante ressaltar nesse ciclo bacteriófago, que o vírus não rouba proteínas prontas da bactérias ele rouba o aminoácido da bactéria para fazer as proteínas dele. Ele roupa nucleotídios da bactéria para fazer o DNA dele e sempre lembrando ele não está gerando energia, é a célula que está gastanto energia, por causa disso a célula fica doente quando infectada pelo vírus, ela começa a investir energia nele (no vírus) e não nela. Agora é claro que existem outros tipos de vírus além do bacteriófagos, o próprio ser huano pode ser infectado por uma série de vírus. Vamos ao mais famosos, nós temos nos temos a Influenza que causa, gripe, ele é um vírus de RNA. Porque o material genético dele é o RNA outro muito conhecido que parasita o humano é o HIV, que é o da ADIS. Ele também tem como material genético o RNA, nos HIV se classifica como retrovírus. Cuidado que essa é uma confusão comece em muitos alunos. Tem muito aluno que acha que para ser retrovírus tem que ter RNA e uma enzima, chamada Transcriptase Reversa, é uma enzima que usa o RNA, como modelo para fazer uma molécula de DNA, ou seja, ela faz uma trascrição ao contrário, uma transcrição reversa. O HIV, é um Retrovírus, o Influenza não !
Um detalhe muito interesante sobre o vírus, é a dificuldade que existe para criar uma vacina para combater o vírus. Porque isso? Porque o vírus é muito sujeito a variações genética, é muito importante saber quais são os fatores da varibilidades genéticas do vírus. Basicamente o vírus tem duas fontes. A primeira é a multação, então é muito complicado criar uma vacina porque ele está sempre se multiplicando. O vírus, de RNA, ainda é mais mutagênico do que o de DNA. Porque o RNA é uma molécula mais instável. O Segundo,é chamado de Recombinação, também pode gerar variabilidade no vírus o que aconteceu com a gripe espanhola no início do séc XX (...) é um exemplo de recombinação no vírus.
A um influenza que causa gripe em aves e outro que causa gripe em humanos, mas essa duas versões de Influenza parasitam dentro de porcos e dentro do porco na hora de fazer a montagem do vírus houve uma nova recombinação dos dois. E essa nova recombinação causou a morte de bilhões de pessoas no mundo. Então é isso que chamamos de Recombinação Genética no vírus e isso que pode acontecem tranquilamente.







Questão 23



23 - Em relação ao retículo endoplasmático liso ou agranular (REL ou REA), sabemos que:
(A) é muito desenvolvido nas rickétsias e clamídias, sendo escasso ou inexistente nas
células musculares esqueléticas.
(B) inexiste na célula nervosa e nas células hepáticas.
(C) é bem desenvolvido nos neurônios e nas hemácias, pois sua presença está relacionada à síntese de proteínas de exportação.
(D) é extremamente desenvolvido na bactéria Escherichia coli e pouco desenvolvido nas
células musculares do coração.
(E) é muito desenvolvido nas células que secretam hormônios esteróides, células hepáticas e fibras musculares estriadas.

GABARITO LETRA (E)

Saiba mais sobre - Retículo Endoplasmático






Questão 24


24 O glicogênio e o amido, ambos polímeros da D-glicose, constituem polissacarídeos de reserva e são encontrados:
(A) nas células do músculo estriado esquelético
(B) nas células animal e vegetal, respectivamente
(C) nas células hepáticas em diferentes quantidades
(D) nas células vegetal e animal, respectivamente
(E) tanto nas células animais quanto vegetais, na mesma proporção

GABARITO LETRA (B)


Saiba mais sobre: Carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glícidos, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídeos ou açúcares, são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição.

Saíba mais sobre: Glicogênio








Questão 25



25 Quando observamos um tecido epitelial ao microscópio, verificamos que
(A) geralmente, é vascularizado, com exceção dos epitélios encontrados no sistema
respiratório.
(B) é altamente vascularizado na epiderme e nos intestinos.
(C) geralmente, é avascularizado, com exceção do epitélio do tubo digestivo.
(D) geralmente, é avascular e recebe sua nutrição do conjuntivo subjacente, por difusão.
(E) é altamente vascularizado, com exceção dos epitélios encontrados no tubo digestivo e na epiderme.

GABARITO OFICIAL (D)



Texto retirado do vídeo.
Fonte: CANAL Youtube EscolaOnLine
Histologia Humana > Tecido Epitelial

Há algumas palavras chaves que irão ajudar você a caracterizar um tecido epitelial, primeira coisa o tecido possui células justaposta. O que quer dizer a palavra justaposta ? quer dizer unidas então o tecido Epitelial possui células bem juntas uma das outras, deixando assim espaço para poucas substâncias intracelulares. Substâncias essas muito comum em outros tecidos, como o tecido conjuntivo, que obtém muita substância intracelular. Já o tecido epitelial não ! Há muito pouco ! ... Por isso que ele serve para revestimento interno, revestir a superfície no caso a pele é revestida as cavidades do corpo, ou seja, dentro do corpo também tem tecido epitelial. Além de revestir outras palavras, cujo é necessário guardar são: A proteção ( ele protege o corpo de invasão de micro organismo, perda de H2O (água) e a absorção de nutrientes. É o tecido epitelial que tem dois tipos básicos, o de revestimento e o granular, também são tecidos epitelial, nesse vídeo iremos apenas ilustrar o tecido epitelial do revestimento. Então vamos caracterizar o tecido epitelial de revestimento, é ele tem dois tipos, ele pode ter camadas simples ou células estratificadas ( distorção de camadas). Então vamos ver primeiro camada simples, no intestino delgado, vamos mostrar uma lamina do tecido delgado (...) após a aproximação (...) observar que as células formam camadas bem unidas de células e é uma camada única ( por isso que é chamada de simples ). Agora vamos analisar o tecido epitelial, da pele (...) após aproximadamente das células (...) a região mais escura é tecido epitelial abaixo dela é o tecido conjuntivo. Quero que vocês observem o seguinte, cada parte escura é um ponto de uma célula, esse tipo de tecido é chamado de célula estratificada, porque ele tem camada que diferenciadas ( andam diferente ) até chegar as células bem achatadas e pavimentosas. Existe um terceiro tipo de tecido epitelial que nos vamos ver através que nós vamos ver através da traquéia, que se olha inicialmente, após sua aproximação. é que pode ter a impressão que o tecido é estratificado. Só que na verdade ele é chamado de pseudoestretificado, porque as células são menos disformes não tem uma forma única e elas formam uma só camada de célula, como é a traquéia que pode-se observar a presença de alguns cílios, servem para a produção de um muco, que forma catarro; pigarro de fumante. As pessoas tem pigarro, porque destroem a camada de cílios da traquéia, e assim o muco começa a se acumular em grande quantidade, por causa da agressão que o cigarro causa.







Questão 26


26 Numere a coluna da direita, relacionando-a com a da esquerda.
(1) mosaico ( )
(2) poliploidia
(3) deleção
(4) aneuploidia
(5) isocromos-somo

GABARITO + EXPLICAÇÃO

TODAS AS MUTAÇÕES + DOENÇAS GERADAS


(3) Quebra cromossômica, uma porção do cromossomo pode perder-se.
SAIBA MAIS SOBRE DELEÇÃO

(1) Do zigoto se originam células com dois ou mais genótipos diferentes
SAIBA MAIS SOBRE MOSAICISMO

(4) Qualquer desvio do número diplóide de cromossomos
SAIBA MAIS SOBRE ANEUPLOIDIA

(5) O centrômero se divide trans-versalmente, em vez de longitudinalmente

(2) Número de cromossomos múltiplo inteiro de n, maior que 2; isto é, 3n, 4n, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores