Promoções do Dia - SUBMARINO

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Questões Resolvidas - UFF - 2008 - Fase 1


RESPOSTA CORRETA LETRA (B)
Vídeo sobre Charles Darwin
O professor de biologia do Anglo Armênio Uzunian explica a teoria da evolução de Charles Darwin (confira o vídeo). Ele comenta as ideias e as lacunas deixadas por Darwin e explica como se dá a seleção natural, usando como exemplo a resistência das bactérias a antibióticos.



Leia sobre Fototropismo
FONTE: pt.wikipedia.org
Fototropismo ou fototaxia é a designação dada ao movimento dos seres vivos, especialmente das plantas, em resposta a estímulos luminosos que poderão ser de frente para a fonte de luz (fototaxia positiva),e em sentido oposto a esta (fototaxia negativa) ou perpendicular á direcção desta (fototaxia transversal).
Por exemplo, o fototropismo nas plantas é tal que o caule apresenta reacção positiva, isto é alonga-se em direcção à luz, e a raiz reacção negativa, conduzindo a um crescimento desta em afastamento da fonte luminosa.
Tropismo cujo agentes excitante é a luz. Os caules aproximam-se da fonte luminosa e, portanto, têm fototropismo positivo. Já as raízes curvam-se em direção oposta à fonte luminosa, apresentando fototropismo negativo. Quando se ilumina um caule de maneira unilateral, na face iluminada ocorre foto destruição de parte do AIA ali existente, o que inibe o crescimento naquela região. Com isso, o lado que permanece no escuro cresce mais, determinando s curvatura do caule em direção à fonte luminosa. Nas raízes, ao contrário, a inativação de parte do AIA presente na face iluminada favorece seu crescimento: daí a curvatura desses órgãos em direção oposta à fonte de luz.


Leia sobre Auxina.
FONTE: pt.wikipedia.org
As auxinas são hormônios que promovem o alongamento celular diferencial e funcionam como reguladores do crescimento dos vegetais.











RESPOSTA CORRETA LETRA (C)
OBS: Todos esse nomes estão em latim ou em português Europeu.

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE ARACNÍDEOS
FONTE: pt.wikipedia.org
Os aracnídeos (do latim científico: Arachnida) são uma classe do filo dos artrópodes que inclui, dentre outros, aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões, compreendendo mais de 60.000 espécies.

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE INSECTOS
FONTE: pt.wikipedia.org
Os insetos (português brasileiro) ou insectos (português europeu) são animais invertebrados da classe Insecta, o maior e, na superfície terrestre, mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda.

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE CENTROPÉIA
FONTE: pt.wikipedia.org
Quilópode (também conhecido por Centopeia) é qualquer organismo da classe Chilopoda do filo dos artrópodes que inclui centopeias e lacraias. São animais de rápida locomoção, carnívoros e não se enrolam.
Quilópodes ou centípedes ou centopeias apresentam entre 15 e 191 pares de pernas, o número de pares é sempre ímpar e por isso nenhum tem exatamente 100.


CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE DIPLÓPODO
FONTE: pt.wikipedia.org (DIPLÓPODO)
Diplópode (ou diplópodo, milípede ) é qualquer organismo da classe Diplopoda do filo dos Artrópodes que inclui os embuás, piolhos-de-cobra e gongolôs (no sul de Moçambique, congolote). São vulgarmente conhecidos em Portugal por maria-cafés.











RESPOSTA CORRETA LETRA (D)



CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS
FONTE: pt.wikipedia.org (RELAÇÕES ECOLÓGICAS)

Primeira Analise da questão, É se HARMÔNICA OU NÃO HARMÔNICA?
NESTE CASO É DESARMÔNICA !!!!!

Relações interespecíficas desarmônicas
Parasitismo
Parasitismo é uma relação desarmônica entre seres de espécies diferentes, em que um deles é o parasita que vive dentro ou sobre o corpo do outro que é designado hospedeiro, do qual retira alimentos.
EXEMPLO:
Ectoparasitas são parasitas que vivem no exterior do corpo dos hospedeiros como os carrapatos, piolhos, pulgas, mosquitos e outros.
Endoparasitas são parasitas que vivem no interior dos hospedeiros como a maioria das bactérias patogênicas, protozoários, o bicho-geográfico da dermatite linear sepiginosa, bicho-de-pé da tungíase, vermes intestinais e outros.

PREDATISMO
Predatismo ou predação é uma relação desarmônica em que um ser vivo, o predador captura e mata um outro ser vivo, a presa, com o fim de se alimentar com a carne dele. Geralmente é uma relação interespecífica ou seja uma relação que ocorre entre espécies diferentes.


Inquilinismo ou epibiose (OBS: ESSA É HARMÔNICA)
O inquilinismo é um tipo de associação em que apenas um dos participantes se beneficia, sem, no entanto, causar qualquer prejuízo ao outro. Nesse caso, a espécie beneficiada obtém abrigo ou, ainda, suporte no corpo da espécie hospedeira, e é chamada de inquilino. Um exemplo típico é a associação entre orquídeas e árvores.


Amensalismo ou antibiose
O amensalismo ou antibiose consiste numa relação desarmônica em que indivíduos de uma população secretam ou expelem substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. O exemplo mais clássico de amensalismo são os antibióticos produzidos por fungos que impedem a proliferação das bactérias.

Simbiose ou mutualismo
A simbiose ou mutualismo é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes, onde as duas espécies envolvidas são beneficiadas e a associação é obrigatória para a sobrevivência de ambas.











RESPOSTA CORRETA LETRA (E)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE ADRENALINA
FONTE: pt.wikipedia.org (ADRENALINA)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE NORADRENALINA
FONTE: pt.wikipedia.org (NORADRENALINA)








RESPOSTA CORRETA LETRA (A)

CLICK NO LINK E LEIA SOBRE AUTOTROFISMO
FONTE: pt.wikipedia.org (AUTOTROFISMO)
Autotrofismo ou autotrofia (grego trofein, alimentar-se), em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo de produzir seu próprio alimento a partir da fixação de dióxido de carbono, por meio de fotossíntese ou quimiossíntese. É o oposto de heterotrofismo. Os seres vivos com essa característica são chamados de autótrofos ou autotróficos.
Estão entre eles bactérias (Cyanobacteria), protistas (algas), e plantas. Os animais e os fungos são heterótrofos.


CLICK NO LINK E LEIA SOBRE HETEROTROFISMO
FONTE: pt.wikipedia.org (HETEROTROFISMO)
Heterotrofismo ou heterotrofia, em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo que não possui a capacidade de produzir o seu alimento a partir da fixação de dióxido de carbono e por isso se alimenta a partir de outros compostos inorgânicos ou orgânicos. É o contrário de autotrofismo.
São heterotróficos todos os animais, a maior parte dos protistas (exceto algumas algas), a maioria dos fungos e algumas plantas (apenas parcialmente e de forma muito limitada).

CLICK NO LINK E LEIA SOBRA VIA METABÓLICA
FONTE: pt.wikipedia.org (VIA METABÓLICA)
Em bioquímica, uma via metabólica é uma série de reacções químicas onde uma reação fornece o substrato da reação seguinte sendo a reação seguinte dependente da anterior. Em cada via, um composto químico é modificado por reacções químicas. Estas reacções são aceleradas por enzimas.






RESPOSTA CORRETA LETRA (C)

CLICK E LEIA SOBRE DIVISÃO CELULAR
FONTE: DIVISÃO CELULAR











RESPOSTA CORRETA LETRA (A)


LEIA SOBRE METABOLISMO
FONTE: pt.wikipedia.org (METABOLISMO)


LEIA SOBRE PROTEASE
FONTE: pt.wikipedia.org (METABOLISMO)
Proteases (proteínases, peptidases ou enzimas proteolíticas, EC 3.4) são enzimas que quebram ligações peptídicas entre os aminoácidos das proteínas. O processo é chamado de clivagem proteolítica, um mecanismo comum de ativação ou inativação de enzimas envolvido principalmente na digestão e na coagulação sanguínea. Como uma molécula de água é utilizada no processo, as proteases são classificadas como hidrolases.










RESPOSTA CORRETA LETRA (E)

Veja o vídeo.
A MALÁRIA NÃO TEM VACINA E ELA É UM TRANSMITIDA POR UM MOSQUITO, POR SUA PICADA COM A INSERÇÃO DO PROTOZOÁRIO>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores