Promoções do Dia - SUBMARINO

segunda-feira, 15 de março de 2010

Questões Resolvidas - UERJ - 1997 - 1° Dia

Prova Biologia - UERJ - 1997
Gabarito Biologia - UERJ - 1997


QUESTÃO - 01 - (Click na imagem para visualiza-lá melhor!)


RESPOSTA PADRÃO LETRA (C)

CADEIA ALIMENTAR (SEGUNDO PROFESSOR DORIVAL - FONTE: CHONPSBIO)




Tema: Cadeia Alimentar
Professor de Biologia: Dorival Filho
Fonte: CHONPSBIO (Canal youtube)


A aula de hoje é a respeito de cadeia alimentar meus queridos alunos cadeia alimentar representa um fluxo de energia dos ecossistemas ela está fundamenta em duas
leis que não são nem as leis da Biologia, são leis da física.
A primeira lei é a que diz que a energia não recicla, não existe uma reclicagem de energia, a energia sempre flui a matéria sem cicla, mas a energia não, veja que em ecologia você estuda o ciclo da água, o ciclo do carbono, o ciclo do nitrogênio, porque quem cicla é a matéria a energia não cicla a energia flui, ela de um ponto a outro. Então essa é a nossa primeira lei a energia flui não cicla, a nossa segunda lei que também vem da física vem da termo dinâmica é que nos ensina é que não há nada que aproveite 100% da energia, uma parte sempre será perdida, um carro por exemplo sempre perde energia. O homem, por exemplo não aproveita 100% da energia que você consome uma parte inevitavelmente você perde então nós vamos começar a analisar a cadeia alimentar, e em nenhum momento esquecer das duas leis. primeiro a energia flui e segundo não há como aproveitar 100% da energia. Para entender corretamente o que é cadeia alimentar vamos começar falando de seus componentes uma cadeia alimentar tem 3 componentes.
o primeiro são os produtores, os produtores são os organismos autrotofos, e por favor não diga simplesmente que autrotofos são aqueles que produzem o seu próprio alimento, vamos dar uma melhor definição para isso, ou seja, um pouco mais química para isso. Quando falar que um organismo é autrotofo significa que ele consegue usar o CO2(O Gás Carbonico), como fonte de carbono para fazer matéria organica. Então veja
autrótofo é quem utiliza o Gás Carbónico, como fonte de carbono para fazer matéria orgânica, os orgânismos podem ser autrótofos de 2 jeitos, ou pela fotossíntese ou pela quimiossintese (...)
A diferença da Fotossíntese para quimiossintesse é vem da luz ... e na quimiossintese a energia necessária para converter gás carbonico em matéria orgânica vem de uma reação química, então vejam o primeiro componemte de uma cadeia Alimentar é o produtor e ele é sempre autrótofo pela fotossíntese ou quimiossintese, é claro que para a maioria das alimentares do planeta é por fotossíntese, mas no fundo dos mares onde a luz não chega existem cadeias alimentares que são mantidas com bactérias autótrofas por quimiossintese.
O segundo componente de uma cadeia alimentar são os consumidores, eles são heterótrofos isso significa que eles precisam comer uma matéria orgânica já pronta, porque eles não dão conta em desenvolver matéria orgânica em gás carbônico em matéria orgânica. Então os consumidores são como nós animas, nós somos consumidores de uma cadeia alimentar porque nós consumimos uma matéria orgânica já pronta, nós não conseguimos converter um composto inorgânico que é o gás carbônico em orgânico.
O Terceiro e último componente de uma cadeia alimentar são os decompositores, os
decompositores também são heterótrofos e eles prestam serviço fantástico para os
ecossistemas porque os decompositores degradam a matéria orgânica morta ele decompõem
a matéria orgânica morta .. presentes em caveis, uma abelha que caiu no chão, um galho, etc ... E atenção quando ocorre a decomposição ocorre a liberação de matéria inorgânica no solo então a decomposição enriquece o solo com compostos inorgânicos e olhe os grandes decompositores da natureza são as bactérias e os fungos.

Analise de uma pequena cadeia....

Quando o rato come o capim, o capim passa energia para o rato, quando a cobra come o rato; a energia do rato passa para a cobra .... E quando quando o gavião come a cobra;a energia da cobra passa para o gavião. Lembre-se de que cadeia alimentar representa o fluxo de energia por isso a seta está indo do capim, para o rato, do rato para a cobra e dela para o gavião. Esse é o sentido da seta, porque esse é o sentido da energia ... Note também que ratos, cobra e gavião são cosumidos (...) isso não ajuda a diferencia-los (...) Existem uma conversão que diz que o rato será o consumidor primário, a cobra o secundário e o Gavião o Terciário porque ele está comendo o produtor. Se você ficou atento deve ter percebido que os decompositores não estão representados, se houve nesse esquema decompositores apareceriam bactérias e fungos. E atenção bactérias e fungos na posição de decompositores, deveriam receber uma seta de todos os menbros da cadeia alimentar, teria que ter uma foto do Capim, rato, cobra e gavião. Todas indo a bactérias e fungos, porque um dia todos vão morrer e vão passar para a mão dos decompositores uma outra maneira de nos referimos aos componentes da matéria alimentar é pelo termo nível trófico.
Nível trófico, que a rigor significa nível de alimentação, isso significa o seguinte o produtor que está na base da cadeia, está no primeiro nível trófico, (...) segundo nível trófico é o cosumidor primário (..) " Assim vai até o terceiro cusumidor" Isso exige atenção porque a contagem de nível trófico começa do produtor (...) desta forma o valor do nível trófico será sempre um a mais do que o do consumidor. Por exmplo, se o consumidor é primário o nível trófico é o segundo (...) outro ponto que você deve ficar atento é que o decompositor ocupa vários níveis tróficos ao mesmo tempo. (...) o decompositor só NÃO ocupa o primeiro
nível trófico por ele não é autrótofo, não é produtor (...) Quando uma cadeia se ramifica ela vira uma teia alimentar.

LEIA MAIS SOBRE CADEIA ALIMENTAR.
pt.wikipedia.org (CADEIA ALIMENTAR)








QUESTÃO - 02 - (Click na imagem para visualiza-lá melhor!)


RESPOSTA PADRÃO LETRA (A)


Em botânica, o súber é um tecido vegetal de protecção mecânica e impermeabilizante que substitui o córtex das plantas vasculares com crescimento secundário - é a "casca" das plantas lenhosas. A cortiça é o resultado da morte deste tecido, ou seja, quando as células perdem o citoplasma e fica apenas a parede celular suberificada.

O súber é um parênquima formado do lado externo do caule pelo câmbio cortical (também chamado câmbio suberoso ou meristema subero-felodérmico). Estas células revestem a parede com um material chamado suberina, impermeabilizando-as e protegendo assim o tronco.

Do lado interno, o câmbio cortical forma a feloderme.

LEIA MAIS SOBRE SÚBER.
pt.wikipedia.org (SÚBER)








QUESTÃO - 03 - (Click na imagem para visualiza-lá melhor!)


RESPOSTA PADRÃO LETRA (B)

Bactéria na ecologia !! (Na ecologia)



G1 - Professora Nathalia Marinho explica o ciclo do nitrogênio
Fonte: www.globo.com (g1 - Vestibular)
Disciplina: Biologia / Geografia

www.thiagoazeredo.com.br ou http://thiagoazeredo.blogspot.com ( Professor Thiago Azeredo - Geografia - E-mail: azeredo.thiago@gmail.com)
Categoria:
Educação

Exibido: 14/01/2011 05:16

Nathalia explica a importância do ciclo do nitrogênio. Saiba a origem deste elemento tão importante para a atmosfera.

Texto retirado do Vídeo
Tema: Ciclo do Nitrogênio
Professora de Biologia: Nathalia Pinho (Curso PH)

Na aula nossa aula de hoje vamos falar de ciclo do nitrogênio, os alunos começam a entender a ciclagem da natureza com o carbono que compõem moléculas orgânicas, o óxigênio, que está presente no gás oxigênio que agente precisa para respirar e agente se pergunta, porque o ciclo no Nitrogênio é tão importante, em detrimento do ciclo do cálcio, do potássio,do fósforo, que são menos falados no vertibular, é só você lembrar da onde o nitrogênio participa no ciclo do nosso organimo que moléculas ele está constituindo. Se você vê a importância do nitrogênio, ele se encontra na constituição por exemplo de aminoácidos, nas proteínas, que são moléculas estruturas impressindíveis. O nitrogênio que está presente na base nitrogenada do nucleotídios que compõem os ácidos nucleicos, DNA, RNA, eu tenho o nitrogênio presente nas vitaminas que são reguladores muito importânte, ele está presente na parte nitrogenado do ATP, que é a nossa unidade energética. Então dá para entender
porque o nitrogênio é tão importante e tao cobrado, como se vai se processar o ciclo do nitrogênio para que ele possa ser assimilado por vegetais de animais.
O nosso grande reservatório de nitrogênio é a atmosfera, a maior parte dela é formada por nitrogênio gás só que é óbivo que vegetais e animais, eles não conseguem obter o nitrogênio do gás
da atmosfera, eles não conseguem assimilar esse nitrogênio gás, então ele precisa ficar
disponibilizado, para os vegetais que são os produtores das relações das relações
alimentares do solo, e apartir do momento que esses animais assimilam esse nitrogênio
através das relações alimentares, esse nitrogênio é transferido para os demais, seres
vivos animais.

Como esse nitrogênio será fixado no solo para ser disponibilizado para os animais?

Isso ocorre através do processo de fixação do nitrogênio, esse processor pode acontecer através de fenômenos naturais, como os relâmpagos, mas na maior parte das vezes ele vai acontecer por ações de bacterias no solo. E sobretudo das famosas bactérias livres no solo e nas famosas bactérias do gêneros Rhizobium, presentes nas raízes das leguminosas quando essas bactérias fazema fixação do nitrogênio ele fica no solo na forma de Amônia (NH3), qual é o problema, essa Amônia ela é tóxica e ela não é o composto que essa planta vai assimilar preferencialmente, então para a planta assimilar esse nitrogênio que foi fixado, ele precisa ser convertido até nitrato (NO3-) que é um composto não tóxico, mas para chegar a esse composto ele passa a ser primeiro a substância chamada nitrito (NO2-). Então a Amônia que foi fixado, no processo de fixação do nitrogênio, ela será convertida em nitrito e logo em seguida a Nitrato, no processo chamado de nitrificação.

Esse processo de nitrificação como você está vendo. Está sendo dividido em duas etapas.

A Nitrozação,

* Que é a amônia para o nitrito
* É feita pelas bactérias Nitrossomonas


E Nitratação

* Que nitrito para nitrato
* É feita pelas bactérias Nitrobacter


Porque esse nitrito não pode ser assimilado pela plantas porque assim, como a Amônia ele também é tóxico o nitrato não, a planta então ela vai assimilar o nitrato pelas raízes, e então ela vai constituir moléculas orgânicas que contém nitrogênio
que vão passar pelos animais através de formas da alimentação, esses indivíduos eles
morrem, vegetais e animais. assim produzindo então restos de animais e vegetais, que vão para o solo, logo em seguida eles sofrem o processo de decomposição, que é o processo chamado de amônificação e através desse processo então ele vai produzir amônia. Então essa amônia pode ser de novo produzida a nitrato, para ser assimilada pelo vegetais. Mas você pode está se perguntando,Nathalia não é um ciclo, o fim tem que equivaler ao início. O início foi a fixação do nitrogênio gás da atsmofera. Você tem um processo de conversão do nitrato até nitrogênio Gás que é feito por bactérias chamadas de pseudomonas denitrificans, esse processo é chamado de desnitrificação e ele fecha do ciclo para gente. Só quero frizar aqui uma dica para o pessoal
da específica, é importante você conhecer que metabolismo energético algumas dessas
bactérias estão fazendo para que essa conversão aconteça especificamente no processo de nitrozação e nitratação, as nitrozomanas e nitrobacter, elas estão respectativamnete Amônia em nitrito ... e nitrito a nitrato, no processor de quimiossintese então essa converão é o que vale na primeira etapa da quimiossintese, onde elas produzem energia para fazer molécula orgânica. Já a desnitrificação feito pelas pseudomonas desnitrificantes é um processo de respiração anairobia, essas bactérias estão no solo essas bactérias estão no solo em condições de anaraibiose, e elas fazem isso para obter energia, ter o seu metabolismo.

LEIA MAIS SOBRE BACTÉRIA NITRIFICANTES.
Ciclo do Nitrogênio

Exemplo do ciclo do nitrogênio - com as bactérias nitrificantes. (Click na imagem para visualiza-lá melhor)













QUESTÃO - 04 - (Click na imagem para visualiza-lá melhor!)


RESPOSTA PADRÃO LETRA (D)



G1 - Professor de química explica o problema da camada de ozônio
Fonte: www.globo.com (G1 - Vestibular)

www.thiagoazeredo.com.br
Categoria:
Educação

Tema: Ploblema da camada e Ozônio
Professor de Química: Marcelo Polachini ( COC )

O problema da camada de ozônio, alguns falam buraco. Mas não é buraco é diminuição na espessura na quantidade,
para você entender esse problema, primeirizima coisa como é que a nossa atmosera está dividida ?

Primeira camada da atmosfera : Troposfera
Segunda camada da atmosfera : Estratosfera, é nessa camada que o zônio está em maior concentração.
Terceira camada da atemosfera: Mesosfera

Se fala em ozônio estratosférico, sim mais o ozônio nos protege de quem? para responder essa pergunta vamos falar de ondas eletromagnéticas.
Analisando o Espectro Eletromagnético !

O ozônio nos protege de que da radiação ultravioleta, que existem o tipo A, B e C. O UV-C não chega até nós, o ozônio ainda não entro na jogada, isso é graças ao nosso oxigênio atmosferico, vamos observar o esquema do ciclo do ozônio!

O2, absorvem radiação ultravioleta do tipo C e graças a esse processo o ozônio aparece. Agora o ozônio vai entrar na jogada, ele vai barra vai diminuir a quantidade de ultravioleta do tipo B que chega até nós olha como a natureza é maravilhosa, o conjunto óxigênio e ozônio, nos protege da radiação ultravioleta do tipo C e B. e o UV do tipo A, ele acaba chegando até nós estamos, mas ele é o menos nocivo, ainda sim tem que usar o protetor
solar.



O esquema na imagem abaixo, no mapa. Ele mostra o esquema DOBSON. É a esquela que agente usa para saber quanto de ozônio no planeta.



E a radiação o que faz de mau para as pessoas ?

Pode atingir uma molécula do DNA, Isso causa sérios problemas entre nós.



Agora vamos falar da dstruíção de nossa camada. Nós temos os radição de cloro que vão atacas as moléculas de ozônio. Existem um expectativa que um radical de cloro (CL) destua até 1000 moléculas de Ozônio. Isso no período de cerca de 30 anos. vimos também que existem molécculas de NO que são moléculas de gás também eles vão atacar o ozônio destruindo o nosso ozônio.


Chuva Ácida


G1 - Entenda as causas e os efeitos da chuva ácida
Fonte: www.globo.com (G1 - Vestibular)
Disciplina: Geografia + Química + Biologia

www.thiagoazeredo.com.br ou http://thiagoazeredo.blogspot.com ( Professor Thiago Azeredo - Geografia - e-mail: azeredo.thiago@gmail.com )
Categoria:
Educação

Hoje vamos falar da chuva ácida, cuidado toda chuva é ácida. O problema que quando ela se torna ácida de mais ela se torna um problema ambiental. E ai você deve está estranhando toda chuva é ácida mesmo no meio do campo em um lugar livre de poluição, Sim, acompanhe aqui comigo porque, toda chuva é ácida por natureza devido ao CO2 da atmosfera ( CO2 + H2O = = H+ + HCO3-) ... Gás carbonico reage com a água (H2O), forma ácido carbonico, fraco (...) instável, ele acaba se decompondo (...)
conseqüentemente se ioniza, libera H+, a chuva fica ácida, levemente ácida. O roblema
é quando nossa querida chuva, começa ter um PH < 5. Nossa mais menor do que 5 é muito
ácida? É. Quem são os dois principais causadores da chuva ácida, vamos dar uma olhadinha aqui comigo, olha lá. Primeiro(s) Causador os Óxidos de Enxofre (SO2 e SO3), não esquece essa forma. Mas como é que eles formam chuva ácida ..



O Enxofre é liberado pelas indústrias, que está contidos em combustíveis fóssies, devirados de petróleroa e carvão mineral por exemplo, é queimado e libera o SO2, o SO2 pode ser oxidado da atmosfera, 21% dela vai virar SO3. O SO3 reage com a H2O da chuva, formando Ácido Sulfúrico, que é absurdamente corrosivo,não pode ter isso na chuva apareceu na chuva ela fica ácida demais só os SOx que causam isso ? Não ! Nós temos também os nitrogênio NxOy = NO2 ...



Ácido Súlfurico e Ácido Nítrico, os principais ácidos da chuva ácida, o ácido carbônico é inovencivo ele deixa a chuva lijeiramente ácida, não há problema.

Esquema como funciona



Alguns efeitos do meio ambiente.
* Afeta o crescimento das plantas;
* Causa deterioração do solo;
* Afeta a reprodução da vida marinha;
* Ataca os monumentos, os metais e tecidos vivos;


.......


CLICK E LEIA SOBRE CHUVA ÁCIDA
pt.wikipedia.org (CHUVA ÁCIDA)

CLICK E LEIA SOBRE EFEITO ESTUDA
pt.wikipedia.org (EFEITO ESTUDA)

CLICK E LEIA SOBRE DESERTIFICAÇÃO
pt.wikipedia.org (DESERTIFICAÇÃO)











QUESTÃO - 05

RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

PARTE 1



PARTE 2



TEMA: Formação de Gêmeos
Professor Paulinho


PARTE 1
Temos dois tipos básicos de Gêmeos (Univitelinos e os Bivitelinos, também gêmeos chamados fraternos). Essa aula é para diferenciar os Gêmeos Monozigótico e Dizigóticos, mas para entender melhor é preciso retorna a explicação de uma gestação de uma única criança (simples). Vamos observar, ocorreu a ovozitação, o óvulo foi fecundado formando o zigoto, após o zigoto que deu origem a Mórula (A bola Maciça), após a Mórula se dá a formação de uma "bola oca" chamda Blastocisto.
O Blastocisto, chega ao útero e implanta, essa implantação é a anidação. Vamos observer o determinado grupo de céluas , conhecico com Botão Germinativo ou Embrioblasto. É esse botão germinativo que irá dá origem a criança. Ampliando a imagem, vizualizaremos que o Blastocisto se implantaram no endométrio, que alocará o botão germinatico que irá dar origem ao disco embrionário ou Disco Germinativo. Esse Disco Germinativo irá dar origem a Gástula, e depois a Mêurula, algo semelhante, como nós vimos nos desenvolvimento embrionário do Anfioxo. Mais tarde teremos a formação de uma criança com seus Anexos Embrionários. Assim sendo recorda a implantação, a Nidação do Embrião na parede o Útero. No caso da Gestação gemelar, nós temos a formação de Gêmeos Monzigóticos ou Univitelinos e Gêmeos Dizigótico ou Bivitelinos ou Fraternos.

ANALISE MONOZIGÒTICOS
Como é que se dá a formação de Gêmeos Monozigótico ou Univitelinos
A mulher ovozito, teve contato sexual, os espermatozoide encontraram esse ovózito e um espermatozoide fecundou e formou a primeira célula 2N, chamada zitogo, ele se fragmentou e formou a "bola Maciça", chamada Mórula. Essa Mórula deu origem a Blastula. Só que no caso dos Gêmeos Monozigóticos, a Mórula formou uma Blastula com dois botões Germinativos, com dois embrioblasto distintos, cada Embrioblasto drá origem a uma criança.

Porque as crianças são exatamente igual? Geneticamente iguai?
O motivo é que eles vieram de 1 óvulo e 1 Espematozóide.

Teremo nesse tipo de gestação a formação de apenas uma Placenta. A maioria dos gêmeos Monozigóticos se dão desta
maneira (cerca de 65% a 70% dos casos e monozigótico).


Mas podemos ter a formação de Gêmeos Monozigóticos da seginte maneira, Nós temos a Mórula, e essa mórula formou outras duas mórula, cada Mórula forma uma Blastula
e cada Blastula (com seu determinado "Botão Geminativo" ou Embrioblasto) dará origem a um Gêmeo Monozigótico (Cerca de 35% se dará desta maneira). Desta forma teremos Placentas dierentes

Porque eles são geneticamente iguai? Por que eles vieram do mesmo óvulo e mesmo Espermatozóide.


ANALISE DIZIGÓTICO
A mulher liberou dois óvulos ambos foram fecundados, tivemos a formação de 2 Zigotos, cada Zigoto formou sua Mórula, cada Mórula formou uma Blastura, Cada Blastura com um "Botão Germinativo" ou Embrioblasto. Tento como conseguencia duas crianças.

Por que essas duas crianças são geneticamente diferentes?
Porque elas vieram de Óvulos e Espermatozóide diferente, 2 x 2, conseguentemente elas tem materiais genéticos diferentes, como são diferentes temos a possibilidade de 2 mininas, 2 meninos ou até mesmo 1 menino e 1 Menina. Porque são espermatozoide diferentes


ANALISE GERAL
No caso do Monozigoto que gerou duas Mórulas, é chamado de Poliembrioni.
No caso da mulher ter gerado dois Óvulos e conseguentemente duas Mórulas, ficou conhecido como Poliovulação.

ANALISANDO O CASO DOS GÊMEOS SIAMESES
Porque o nome Siameses? Porque um dos casos mais famosos desse tipo de Gêmero acoteceu no antigo Sião, que é a atual Tailandia. Chan e Yeng, nasceram unidos pelo toraxe e viveram unidos 63 anos desta forma.

Como é que se dá a formação do Siameses ou Xifópagos (Conjunto)
Na verdade é que teriamos a formação de Gêmeos Univitelinos, Monozigótico. Só que formou a Zigoto, formando assim a Mórula, e a Mórula formou a Blastula (O Blastocisto). Mas os Botões germinativo estavam juntos, e por isso formam duas crianças não completamente separadas, então esses são os gêmeos Siameses ou Xifópagos. A complexidade de união é muito variada. Se eles não compartilharem órgões as duas crianças podem ser cirurgicamente separada. Essa união pode ser pela cabeça, pelo toraxe, pelos quadris. Então a variaridade de união é muito distinta.









QUESTÃO - 06

RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

Fonte: Toxoplasmose - UEL



Protista 1 - Parte 1 (Protozoários)



Tema: Reino Protista

Ele marca a chegada ao plante dos primeiros Eucariontes, Agora veja ele se divide em dois grandes grupos você tem os protozoários e você tem as algas. Vamos começar os nosso estudo pelos protozoários. Veja os protozoários são classificados de acordo com o modo de locomoção.

[O primeiro grupo que nós vamos ver é o grupo os ciliados, ele se caracterizam por se locomoverem por meio de cilios, eles tem como caracteristicas geral de serem de vida livre, a maioria deles é de vida livre. Quando falamos que ele é de viva livre, significa que ele não é parasitam, existem muito poucos parasitas dentro do grupo dos ciliados um exemplo disso é o balantidium coli, mas um modelo de ciliado muito cobrado nos vestibulares é o Paramecium, observer que o paramecium apresneta dois
núcleos, O Macronucleo, que cuida das funções diárias do Paramecium (Chamadas funções vigetativas). E o micronúcleo que será utilizado apenas quando o Paramecium fizer sexo, nesse momento dos Paramecium faram uma proca de micronuclero entre eles. Temos também uma estrutra azulada no desenho que nós chamamos de Vacúolo Contrátil ou Pulsatio, ele tem a função do controle osmotico protozoários de água doce estão sujeito a entrada de muita água na célula, se essa água entrasse sem controle, ele poderia arrembentar e morrer, então a responsabilidade do Vacúolo Contrátil
é recolher o excesso de água que entra no Paramecium por osmose e lançar, esse excesso de água para o lado de fora. Quanto a digestão o Paramecium possui uma abertura chamda de Sucoral, Os alimentos entram pelo Suporal e são levados até o Vacuolo digestivo, onde ocorre a digestão, nessa digestão o que for util fica para o Paramecium o que não for util ele elimina pelo processo chamado clamocitose. O Paramecium, serve para ilustrar algo muito importante, tudo bem ele é unicelular, mas você deve ter notado que essa célula é altamente complexa, é um erro de alguns alunos que por se tratar de um protozoário deve ser simples, mas não é. Os Protozoário apresentam células muito complexas porque eles são unicelulares. Então eles são penas uma célula para fazer tudo essa célula tem que locomover, localizar o alimento, gerir o alimento, se defender, reproduzir, como é uma única célula que tem a função de fazer tudo, essa são células muito complexas, são as caracteristicas do protozoários ciliados.]


[Grupo dos protozoários Rizópodes, também chamados de sarcodíneos. É nesse grupo que está a Ameba, e o que caracteriza esse grupo? É a locomoção por pseudópodes. As Amebas podem causar problemas para a saúde humana elas apresentam uma tramisão fecal e oral. Isso significa que pegamos doenças quando bebemos água ou quando comendos veduras ou frutas contaminadas por seus cistos. Bem a Ameba vive no intestino grosso e pode causar o chamado diarreia Amebiana, toda vez que se tem um parasia que a transmissão é fecal ou oral, seguinifica que a profilaxia ou seja a prevenção é o Saneamento Básico, o que infelizmente no Brasil é muito precário. Por isso
tantas pessoas apresentam a ameba.]


[Os protozoários Flagelados também chamados de mastigóforos, esse são protozoários que se locomovem por meio de Flagelos. O Protozoário Flagelado mais conhecido é o Tripamossoma Cruze, que causa a doençade Chagas.

* Dados Geográficos: Uma das conseguencias negativas do desmatamento das florestas tropicais é expor o Ser Humana a situação e encontro de Parasitas que antes estavam restritos na Florestas. O Ser Humana, se estabeleceu em uma Cadeia Alimentar que estava previamente estabelecida. Por exemplo, você tinha o Barbeiro se alimentando de
animais Silvestre, como nós fomos tomando o lugar das florestas o Barbeiro passo a ter uma segunda opção alimentar que é agora se alimentar de sangue humano.]


[O Ultimo Grupo de Protozoário são Chamados de Esposoarios, também conhecidos por apicomplexa. Diferente dos ciliados esse é grupo exclusivamente de parasitas, bem o Esposoario mais tipicos nas questões é o Plamodium, que causa malaria.

Vamos estudar um pouco o ciclo da Malária.

O Plamodium, vive na glandula salivar de um mosquito chamado Anopheles, quando o Anopheles pica uma pessoa ele pode introduzir o Plasmodium, na circulação sanguinea dela, O Plasmodium, passará um tempo se produzindo no fígado dessa pessoa e depois cairá no sangue. No Sangue o Plasmodium vai parasitar células sanguíneas chamdas
Hemacias. É interessante que todo Plamidium que estão parasitando uma pessoa sincronize seu ciclo. E ai dentro de 3 a 4 dias eles se multiplicam dentro das Hemacias, assim arrebentado as Hemacias. Por tanto uma pessoa com malária teram uma boa parte de suas Hemácias Arrebentada, uma boa parte delas de 3 em 3 ou 4 dias, e isso consiste com o pico febril. Por isso que a Malária também é chamada de Febre Tesan ou Febre Quartã, quanto um grupo de Plasmodium fica parasitando Hemacias e estourando novas Hemacias. Um outro grupo se diferenciam em gamonteis fica assim esperando um outro mosquito, ou outro Anopheles picar a pessoa e assim puxar os gamontes para dentro dele esses gamontes entram dentro do mosquito e fazem a reprodução assexuada dentro do Anopheles, por isso na Malário o hospedeiro definitivo é o Anopheles e o ser humano é o hospedeiro intermediário. Isso se deve ao fato
de que é dentro do mosquito que o Anopheles faz a reprodução sexuada, a prevenção da malária obviamente se faz apartir do combate ao mosquito.]












QUESTÃO - 07

RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

Essa questão é possível resolver apenas por observação. No entanto esse gráfico é tirado de uma situação real, Consumo de Ôxigênio, dentro de uma Mitocôndria. Devo lembrar que isso ocorre na Cadeia Respiratória. Mas para entendermos melhor a Cadeia Respiratória é preciso entender outro processos da Biologia Celular (Respiração Celular) como a Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória.


GLICÓLISE


Para entender bem Respiração Celular, é precisar saber para que ela faz a Respiração Celular, qual é o objetivo central desse processo. Observe bem você se alimenta de diversos tipos de alimentos, Carboídratos, Lipídios, Proteínas.
Todos eles podem ser fonte de energia para a célula, ela pode usar um Carboidrato, um Lipídio ou uma Proteína, com fonte de energia. Mas imagine como seria complicado ter que lidar com essas três alternativas o tempo inteiro. Imagine que a célula vai fazer um transporte ativo de membrana e você bem sabe que o transporte ativo de Membrana gasta energia, imagina que a célula nesse momento divesse que desidir de onde eu pego energia agora Carboidrato, de Proteína ou Lipídio, para fazer esse transporte. Não dá seria confuso, além disso teria que ter enzimas adaptadas para tudo isso. Não é assim, o que ela faz então? Ela pega diferentes fontes de energia como proteínas, Lipídios e Carboidratos, extrair energia desses componentes e usa essa energia para produzir ATP, Então ela acaba convertendo diferentes fontes de energia em uma moeda energética só que é o ATP, e esse é o objetivo da Respiração Celular.
(...) Então o objetivo da Respiração Celular é esse extrair energia de diferentes fonte e converte tudo em uma moeda energética só que é o ATP.

O que é o ATP?
É uma molécula de Adenina, uma de Ribose e 3 de Fosfato.
(OBS: Ligações de Fosfato muita energia)
Portanto o ATP é um nucleotidio de RNA, se você substituir por exemplo a Base Andenina pela Glanina, você vai ter um GTP.

E porque o ATP é tão importante para célula?
É quetão é que o ATP carrega muita energia bastante energia entre as ligações de seus Fosfatos. Muito próximo bem no origem da vida, fixo o APT como moeda energética.

Tem aluno que pensa que o ATP serve para armazenamento de energia, e não é! O ATP é fornecido para fornecer energia imediatamente. Se o seu corpo quer estocar energia a longo prazo é muito melhor produzir gordura, o APT é produzido para ser usado já. E esse é o objetivo da respiração celular, extrair energia dos alimento e gerar ATP.

E como é que a Respiração faz isso ?

Você já viu que a célula pode extrair energia de diferentes fontes alimentares, mas vamos pegar a Glicose, como modelo, porque a glicose é a principal fonte de energia da célula a Respiração vai acontecer em 3 etapas, A Glicólise, o Ciclo de Krebs e a Cadeia Respiratória. Vamos então pelo o início, pela GLICOLISE.

Você já aprendeu que o motivo da respiração celular é produzir ATP, mas Glicolise, produz pouco ATPs. Na verdade no início da Glicose não só não se produz ATP, como se gastam 2. Então no inicio na Glicose ocorrerá o gasto de dois ATPs, mas isso não vai ser problema porque na continuidade das reações quimicas da Glicolise esse ATPs que foram perdidos no inicio vão ser recuperados, porque até o final da Glicólise, são produzidos 4 ATPs. Então veja a Glicólise produz 2 ATPs, mas produz 4 ATPs, ou seja, ela termina com saldo positivo de 2 ATPs.

2 ATPs é muito pouco, mas a Glicólise faz um trabalho importantíssimo, entenda bem. A maior parte da energia da Glicose está nos seus elétrons.Quem perde eletróns, oxida. O que a Glicólise faz é oxida a molécula de Glicose ela extrai elétrons ricos em energia da Glicose, e passa esse elétrons energizados para a molécula NAD+, quando
o NAD+ recebe esses elétrons se converte em NADH.

TOTAL DE NADH na Glicólise (2)

Tem muito aluno que me pergunta, mas qual é a função do NAD?
É a função de Carregador de elétrons ricos em energia.
Ele está desempenhando um importante papel de transportar elétrons ricos em energia. Será observado que a enegia que esse NAD carrega será usada na ultima etapa da Respiração Celular, que nós chamamos de Cadeia Respiratória.

Bem além disso a Glicolise quebra a molécula de Glicose ao meio, observe que a Glicose tem 6 Carbono, durante a seguencia de reações da Glicose, ela quebrada ao meio, produzindo 2 compostos com 3 Carbonos, chamados Piruvato.

Relembrando são quatros eventos principais da Glicólise.

1) No início ela consome 2 ATPs
2) Depois ela produz 4 ATPs, assim tendo o saldo possitivo de 2 ATPs
3) A Glicolise oxida a Glicose, ou seja, extrai elétrons ricos em glicose e passa para o NAD+, que se converte em NADH
4) Ela parte a molécula de Glicólise ao meio e termina, com 2 compostos de 3 carbonos, camados de Piruvato



CICLO DE KREBS


Bem nós já falamos um pouco sobre a Glicólise, que é a primeira etapa do Respiração Celular, vamos analisar agora a segunda etapa chamada de Ciclo de Krebs ou Ciclo do Ácido Cítrico. Mas antes vamos relambrar um pouco mais da Glicólise.

Você viu que a Glicólise, produziu 2 ATPs de Saldo, 2 NADH e 2 Piruvatos. Bem toda a Glicólise ocorreu no Citosol.

O que vai ocorre será o seguinte esses Piruvatos, vão entrar na Mitocondria, lá no interior da Mitocondria, na chamada matriz Mitocondrial. Esse dois Piruvatos que foram produzidos pela Glicose e que agora entraram na Mitocondria.

Cada Piruvato tem 3 Carbonos, quando eles entram na mitocondria 1 carbono é retirado é sai em forma de CO2 (Dióxido de Carbono) vai restar então o radical acetil, o acetil então vai se unir a uma substância chamada Coenzima A, assim formando
a Acetil-CoA, Observe qua no processo de Piruvato até acetil-CoA foi liberado um Gás Carbônico e um NADH. Bem então você precisa ficar ligados em duas coisas continua a obtenção de elétrons ricos em energia esses elétrons ricos em energia são passado para NAD+ que se convertem em NADH (...) Bem além de processor da retirada de elétrons energizados tem outra coisa importantízima, veja que saiu um gás carbônico. Bem vamos analisar a Glicose tem 6 carbonos, a primeira atepa que foi a Glicólise partiu a Glicose em um composto em 3 Carbono, que são os Piruvatos. Então o Pituvato (2) entrou na mitocondria e agora perde mais um carbono (2) então restão 2 (4), esse carbono que saiu é eliminado como Gás Carbonico, perceba que a molécula de Glicóse está sendo continuamente quebrada de 6 carbono para 3, de 3 para 2. E agora com a liberação de gás carbonico. Bom mais vamos ver o que acontece com a Coenzima A.

Dentro do Ciclo (OBS: Isso 2x, lembre-se que são dois Piruvatos)

Bem o Acetil-CoA, entra no ciclo de reção que é chamado de Ciclo de Krebs ou Ciclo do Ácido Citríco.

Durante o ciclo, são liberadas

* 2 CO2 (Gás Carbônico) ... Os dois carbonos saem na forma de Gás Carbônico

* 3 NADH

* 1 FADH2, é uma molécula que tem a mesma função do NAD, carregar elétrons ricos em energia para a ultima etapa da respiração que é a cadeia respiratória

* 1 GTP, rapidamente a célula troca esse G que é de Guanina pelo um A de Adenina. E quando faz isso forma ATP. Então podemos dizer que o ciclo de Krebs possui um ATP


Analisando o Proceso: A Glicose é C6H12O6, até o final do Ciclo de Krebs todos os 6 carbonos terão sidos retirados, separados uns dos outros, e terão saido sobre a forma de Gás Carbônico. Então a Glicose foi quebra atá o fim, até seus 6 Carbonos sairem como Gás Carbônico. Perceba que o Gás Carbônico não tem Hidrogênio nenhum, ou seja,
todos os hidrogênios da Glicose, foram retirados, em outras palavras até o final do Ciclo de Krebs terá havido uma oxidação completa da Glicose, porque oxida, perde elétrons quem perde hidrogênios oxida, como todos os hidrogênios foram retirados, nós dizemos que até o final do ciclo de Krebs ocorreu uma oxidação completa da Glicose. Ela foi quebrada até ser convertida em 6 Gás Carbônicos, o que isso significa, significa que grande parte do que você come sai do seu corpo pelos pulmões na forma de CO2, porque atividades aerobias imagrecem. Você está fazendo exercícios, é preciso gerar mais energia para os seus musculos, a respiração celular acelera Glicolise, Ciclo e Krebs e a Cadeia Respiratôria. Então obsere é preciso gerar energia em uma atividade física, a respiração celular se torma mais intensa e o que ela faz ? Ela pega os compostos orgânicos como açucares, como a Gordura, e oxida até converter essa gordura em gás carbonico ... e vai saindo como CO2 pelos pulmões, As células passam esse CO2 para o sangue o sangue trás para o Pulmão e do Pulmão vai para fora. Tem muito aluno que acha que a ativdade física imagrece porque agente transforma Gordura em energia, não é assim! A matéria não se converte em energia desta maneira, o que acontece é que você quebra a molécula de gordura, esse processo de quebra libera energia, mas libera um resíduo, que é o Gás Carbonico. E o que irá para o seu pulmão, e será jogado fora. Por isso a atividade física imagrece, poque você quebra os seus compostos orgânicos ....

Analise Geral

Passamos pela Glicólise e Pelo Ciclo de Krebs, que produziram poucos ATPs.

A Glicólise
2 ATPs

Ciclo de Krebs
2 ATPs
6 CO2 (Dois antes da Reação)
8 NADH (Dois antes da Ração)
2 FADH2


Fazendo essa pequena análise observe que produziram poucos ATPs (2 Glicólie e 2 Ciclo de Krebs). Mas esses processo fizera algo fantastico oxidaram a Glicose até o fim. E quardaram os Elétrons ricos em energia da Glicose, dos NADH e nos FADH2.



CADEIA RESPIRATÓRIA


Você viu na Parte1 (Glicólise) e na Parte 2 (Ciclo de Krebs), que eles não produziram muito ATP não. Totalizando esses dois processos foram 10 NADH (2 na Glicólise e 8 no Ciclo de Krebs) , mais 2 FADH2. Pessoal NADH e FADH2, carregam elétrons ricos em energia que vieram na matéria orgânica. É a energia desses elétrons que a Cadeia Respiratória vai usar para produzir muitos ATPs. E onde ocorre? Veja bem a Glicose, ocorre no citosol. O Ciclo de Krebs, ocorre no interior da mitocôndria, na matriz Mitocôndrial, e a Cadeia Respiratória ocorre na Membrana Interna da Mitocondria, a membrana interna que é cheia de curvas, essas curvas da membrana interna são chamdas de cristais Mitocondrias é ai nessas cristas que ocorre a Cadeia Respiratória.

Vamos começar a analisar.

Do lado de cima, a membrana externa da Mitocôndria , do lado de baixo a Membrana interna do Mitocôndria. Veja que a membrana interna da Mitocôndria tem várias
proteinas. Quatro delas estão desenhadas ai, Observando a quarta (que parece uma bola pendurada) é uma enzima chamada em ATP Sintaxe (PT) e ATP Synthase (In), bem mas como é que funciona, todos os NADH que foram produzidos pelas Glicólise e Pelo Ciclo de Krebs, foram conduzidos para a Cadeia Respiratória, na Cadeia os NADH, vão liberar os seus elétrons ricos em energia. Esses elétrons ricos em energias que foram liberados pelo NADH, serão atraídos pelo O2, observe que ao lado da terceira proteína tem uma molécula de O2, o papel do O2 na cadeia respiratória é atrair esses elétrons até ele, é ele que move esses elétrons. Então os elétrons vão passando de uma proteína para a outra até chegar o O2, na famosíssima Cadeia transportadora de elétrons, acontece que eles não são elétrons quaisquer são elétrons ricos em energia, que foram extraídos da matéria orgânica. Então três dessa proteínas da cadeia transportadora de elétrons vão usar a energia desses elétrons, para bomber prótons H+ para o espaço entre a membrana externa e membrana interna. Entenda o NADH liberou o seu elétron rico em energia esses elétrons vão passar atraídos pelo O2 por uma série e proteínas, 3 dessas proteínas vão usar energia desses elétrons para bombear prontóns H+ para o espaço entre a membrana externa e a membrana interna, bom quando os elétrons se encontrarem com o O2, vai se juntar 2H2 + O2, vai se forma água. Você já se perguntou porque você precisa o O2 para sobreviver, quando você pega o Oxigênio do Ar e joga no seu pulmão, do pulmão cai no sangue, do sangue leva para todas as células e esse oxiênio vai ser usado na cadeia respiratória, você precisa do O2 para sobreviver porque é ele que vai atrair os elétrons na Cadeia Respiratória. No final
esse O2 que está absorvendo agora nesse exato momento vai formar água.

ANALISE GERAL

Então entenda o que acontece o NADH, libera elétrons energizados, o oxigênio atrai o elétron ele passa por uma série de proteínas, 3 delas vão usar a energia desse elétrons, vão bombear H+, para o espaço entre a membrana externa e membrana interna. Mas você pode está perguntado, para que bombear H+. Veja bem o lado de dentro da membrana da Mitocôntria, é carregado negativamente. Essas cargas negativas do lado interno da membrana interna da mitocôndria acabam puxano esse H+ de volta para o interior da Mitocondria, e eles realmente voltam, só que esse H+ volta para o interior da mitocôndria passando por dentro da Enzima ATP Synthase, quando passa o elétrom pela ATP Synthase, ela literalmente gira e quando ela "gira" ela une um ADP, a um fosfato, gerando um ATP, ou seja, a passagem do H+ pela ATP Synthase faz a ATP Synthase girar e produzir ATP (...)

Observando o FADH2, ele carrega elétrons com menos energia do que o NAD. Então os Elétrons do FADH2 só vão bombear 2H+, portanto cada FADH2 só produzirá 2 ATPs.

Cada elétron do NADH bombea 3 H+ . Cada NADH vai produzir 3 ATPs...

10 x 3 = 30 ATPs (NADH) => Cadeia Respiratória (NADH, adquirido pela Gliólise e Ciclo de Krebs)
2 x 2 = 4 ATPs (FADH) => (FADH, adquirido no Ciclo de Krebs)
2 ATPs ( Ciclo de Krebs)
2 ATPs (Glicólise)

Total 38 ATPs, isso apartir de uma glicose.











QUESTÃO - 08 (Click na imagem para visualiza-lá melhor!)


RESPOSTA CORRETA LETRA (A)

Para entender a proteção do óvulo para contra a entrada de espermatozóide, é preciso ver o vídeo. Nele você entenderá mais de tipo de óvulos (dentro do Estudo embrionários), como exemplo a Corona Radiata e Zona Pelúcita.

A zona pelúcida é uma barreira física formada por células foliculares que serve para proteger os ovócitos e pré-embriões de antígenos durante o período de fecundação.

Parte 1


Parte 2


Iremos estudar hoje a parte de embriologia, a embriologia é uma frente relativamente curta, nem sempre aparece no vestibular (...) A nossa Embriologia será dividida em 5 capitulos.

1) O primeiro capítulo será os tipos de óvulos, ou seja, os diferentes tipos de gametas femininos.
2) Tipos de segmentações, o que é isso? O óvulo é fecundado, forma a primeira célula 2N, chamada célula ovozigoto e o zigoto começa a se fragmentar, é o que chamamos de segmentação.
3) Desenvolvimento embrionário do Anfioxo
4) Anexos Embrionários, onde eles estão presentes e suas funções
5) Formação de Gêmeos, os diferentes tipos de gêmeos.


Começando agora pelos diferentes tipos de Óvulos ou de gametas.
Sabemos que os óvulos são classificados de acordo com a quantidade e distribuição de vitelo.

Da lhe vem a pergunta o que, que é vitelo ?
Vitelo á a substância que nutri o embrião, por exemplo na foto ilustrada você tem o ovário e uma galinha essa esfera maior amarela que nós chamamos de gema é um óvulo de uma galinha e uma ave, a parte amarela é puro vitelo tem óvulos com muitos vitelos como agente observa aqui e outros com pouco. Todos os dias quando a galinha está no ovopossição a galinha libera um óvulo, libera uma das bolas ilustradas aqui no vídeo,
estando cheia de vítelo que é a substância que nutri o embrião. Então você está diante de um óvulo de muito vitelo, no nosso caso que somos mamífero no nosso óvulo praticamente não tem vitelo, porque? Porque o embrião do mamifero ele é nutrido via placenta correto !
Inicialmente ele tem 4 tipos de óvulos:

1) Oligolécito ou Isolécito
2) Heterolécito ou Mediolécito
3) Megalécito ou Telolécito Completo
4) Centrolécito


Lembranda a vocês que o critério utilizado na classificação é a quantidade e a distribuição de vitelo.

Óvulo Oligolécito ou Isolécito, que dizer que esse óvulo tem pouco vitelo, que a distribuição de vitelo é iqual.

Óvulo Heterolécito ou Mediolécito, Mede a quantidade e distribui de forma heterogênia

Óvulo Megalécito, quer dizer muito vitelo

Òvulo Centrolécito, o vitelo está no centro.


Ai nesse momento é normal o aulo falar que em seu livro há 5 tipos de óvulos.
Então o livro provavelmente citou o tipo Alécito ou Metalécito, pessoal esse tipo de óvulo. É um óvulo que praticamente não tem vitelo, é o óvulo do mamífero placentário. Só que o tipo alécito podemos classificalo como subtipo do Oligolécito ou Isolécito, então não é errado, falar que mamífero tem óvulo metalécito. Tem livro
que vai classificar o mamífero tendo óvulo com Oligolécito, dependendo do material vai classificar o mamífero tendo óvulo de Alécito. Já que o Alécito é um SubTipo do Alécito.


Bom pelo desenho apresentado caracterizando cada tipo de óvulos.


O Oligolécito ou Isolécito.
O ponto vermelho central é o núcleo do óvulo, esse pontos amarelo para nós representa vitelo, observe pelo esquema temos pouco vitelo.

Heterolécito ou Mediolécito
Temos um óvulo com média quantidade de vitelo, distribuída de forma heterogênia. Lembrando que o polo com maior concentraçao de vitelo é denominado polo vegetativo e o polo com menor quantidade de vitelo é denominado pólo Animal.


Tipo Embrionário - Parte 2

Megalécito ou Telolécito Completo, já temos representação agora de um óvulo com muito vitelo. Caracteristica o ovo Megalécito, se observarmos uma mancha, que é o núcleo, dentro de um espaço branco que é o citoplasma (Cicatrícula), esse ovo já adiantando para vocês é um ovo de uma ave, exemplo uma galinha. É na cicatrícula que começa do
desenvolvimento embrionario do pinto (espaço em branco) ou de uma ave qualquer.

Centrolécito, temos um ovo onde o vitelo fica no centro. Lembrando que é o ovo do inseto, se você observar, são ovos pequenos, comparado com o "ser vivos" que a colocar, então esse ovo tem pouco vitelo, proporcionalmente com o tamanho do ser vivo, mas se olhamos a quantidade de vitelo pela proporção do ovo, ai podemos dizer que o ovo tem muito vitelo.

Alécito ou Metalécito, caracteriza o ovo do mamífero, e o detalhe esse ovo tem duas estruturas que nenhum ovo tem que são elas a zona pelúcida e o Corona Radiata. E para que serve essas estrutura? Ela tem a função de dificultar a entrada do gameta masculino, ou seja, ele não apenas chega e fecunda, os espematózides trabalharam em conjunto na tentativa ou com o objetivo a Coroa Radiata e a Zona Pelúcida, Os espermatozoídes trazem na parte superior uma estrutura chamada de Acrossomo, que é uma bolsa carregada por uma enzima chamada de Hialuronidase. Ai a Hialuronidase tem a função de destruir a Corona Radiata e a Zona Pelúcida,para que então o espermatozoide possa avançar, possa atingir a membrana do óvulo e realizar o seu objetivo final que é a fecundação. Então passando pela classificação dos tipos de óvulos, pelo ilustrado temos 5 tipos.

A seunda parte então do vídeo é caracterizar quais animais fazer parte desse tipo de ovo.

Oligotélio ou Isolécito, quais são os animais?

C - Celenterados
E - Equinodermas
P - Poríferas
P - Protocordados


Nos temos dado mais enfaze aos grupos de aninais que normalmente o vestibular tem achado mais importante, nesse caso vamos destacar quem tem ovo oligolécito? Os anfioxo, que é um Protocordados. e os mamíferos, mais ai você questiona, mas o mamífero não Alécito, o Alécito é um subtipo do Oligolécito.

Temos o ovo do tipo heterolécito, média quantidade como pode-se observar, distribuido de forma heterogênia.
Quais são os animais que tem ovo Heterolécito?

P = Peixe
A = Anfíbio
M = Moluscos
P = Platelmintos
A = Anelídeos

OBS: Vemos destacar os Peixes e Anfíbios , que apresentam ovo Heterolécito.

MEGALÉCITO, quem tem esse tipo de ovo.
Os principais são a Ave e Repteis. Mas podemos destacar o onicorrinco ...

CENTROLÉCITO, Os artropatas, principalmente da classe insepta.



















QUESTÃO - 09 (Click na imagem para visualiza-lá melhor!)


RESPOSTA CORRETA LETRA (C)

Glicólise
Ciclo de Krebs
Cadeia Respiratória




Tema: Fermenação
Professor Dorival Filho

Veja nessas aulas de Bioenergética, você aprendeu que o grande objetivo a respiração celular é extrair energia dos alimentos para produzir uma moeda energética só que é o ATP. Então a respiração celular tem como objetivo a produção de ATP, você lembra também que a grande questão do ATP não é que ele sirva de armazanamento de energia a médio e longo prazo. O papel do ATP não é o armazenamento de energia, o papel dele é servi de energia para agora para já, para o uso imediato, digamos assim que a célular produz ATP sobre demanda, ou seja, produz ATP agora para ser consumido agora. Se você que quardar energia para longo prazo engorde produza gordura, gordura boa para quardar energia a longo prazo. O ATP, é para ser consumido já imediatamente. Então você deve lembra que a respiração celular tem 3 etapas a Glicólise, Ciclo de Krebs e a Cadeia Respiratória. Bem a Glicólise e o Ciclo de Krebs, produzem poucos ATPs. A Glicólise vai produzir 2 de saldo o Ciclo de Krebs mais 2. Mais a Glicólise e o Ciclo de Krebs desempenharam um importânte papel, elas oxidaram a glicólise, e quando elas
oxidaram a glicóse elas obtiveram elétrons ricos em energia, esses elétrons ricos em energia foram passados para o NAD+ que se converteu em NADH, foram passados para o FAD que se converteu em FADH2. O FAD e o NAD por sua vez servem como carreadores de elétrons ricos em energia para a ultima etapa da respiração que é a Cadeia Respiratória, na cadeia respiratória o NADH e o FADH2, passaram esses elétrons ricos em energia para a cadeia. A Cadeia usou esses elétrons para bombear protóns H+, e depois a energia desses protóns H+ foi usada para produzir ATP, mas observe você que o NADH e o FADH2 ao liberarem os seu elétons para a cadeia, voltaram a ser NAD+ e FAD+ ... Então observe existe um ciclo, a Glicólise e o Ciclo de Krebs pega o NAD e o FAD e convertem em NADH e em FADH2, ai eles vão a Cadeia Respiratória, lá na cadei respiratória eles liberam seus elétrons e voltam a ser NAD+ e FAD+, desta forma eles podem ser reutilizados pela Glicólise e Ciclo de Krebs. (...)

Acontece que o Ciclo de NAD+ e FAD+ pode ser enterrompido, como ? é só faltar oxigênio na célula, porque quem movimento os elétrons na cadeia transportadora
de elétrons é o O2, é ele que atraem os elétrons se faltar O2 na cadeia ransportadora a cadeia respiratória para, sem a cadeia respiratório o NADH não volta a ser NAD,
e o FADH2 não volta a ser FAD, e ai o que vai acontecer sem o NAD e sem o FAD, o Ciclo de Krebs também para porque o Ciclo de Krebs, precisa de NAD+ e FAD+,
a Glicólise também precisa de NAD+ então a Glicólise também pararia, veja que no caso da Glicólise eu estou dizendo pararia porque? poque se as três etapas paracem
a célula morreria porque a produção de ATP iria a zero, para evitar que a Glicólise também para é que existe o processo chamdo de Fermentação.

Observer a cadeia de Eventos.

* Sem oxigênio a Cadeia Respiratória para. Sendo assim o NADH não volta a ser NAD+. E o FADH não volta a ser FAD+. Logo começando a faltar NAD+ e FAD+ na célula.
* Sem NAD+ e FAD+ o Ciclo de Krebs também para.
* E a Glicólise também "precisaria" para porque também precisa de NAD+, só que ai entra em ação a fermentação que impede que a Glicólise pare.
=> Pessoal qual é a estratégia usada na fermentação para impedir a interrupção da Glicólise quando falta O2? A estratégia é restaurar o estoque de NAD+ para
restaurar a Glicólise, é isso que a fermentação faz, é restaurar o estoque de NAD+ para evitar que a Glicólise pare por falta de NAD+ quando está faltando O2
na célula.

ANALISANDO O PROCESSO DE FERMANTAÇÃO.

As nossas células musculares fazem um tipo de Fermentação, chamada de Fermentação Lactica, porque o produto final é o Lactato quando é que isso acontece? Quando agente está fazendo uma atividade muscular intensa, pode chegar ao ponto de não ter oxigênio suficiente nos musculos, sem oxigênio você sabe vai acionar uma cadeia de eventos que irá acionar a Fermentação, com o objetivo de produzir NAD+ e impedir a interrupção da Glicólise.

Observe que a Glicose (C6H12O6) está sendo quebrada gerando 2 ADP + 2 Piruvato, acontece que na falta de O2 o Piruvato para então ao invés dele entrar na Mitocôndria e iniciar as reações do Ciclo de Krebs, o Piruvato vai permanecer no Citosol e será convertido em Lactato, o problema que para converte o Piruvato em Lactato é preciso converter uma fonte de Hidrogênios e elétrons e essa fonte de Hidrogênios e elétrons vai ser o NADH, e se observar vai ver que a diferença entre o Piruvato e o Lactado, é que o Lactado tem dois Hidrogênios que o Piruvato não tem, o NADH é que vai fornecer esse elétrons para formar o Lactato. No que o NADH fornecem esses hidrogênios e elétrons para formar o Lactato volta a ser NAD+ ai esse ele pode ser reutilizado pela Glicóse, evitanto que a Glicólise seja interrompida na falta de NAD+.

ANALISANDO A FERMENTAÇÃO DE OUTROS MICROS ORGANISMOS (Bactéria e Fungos)

Esse tipo de fermentação conhecida como alcoólica. Ela tem o objetivo como a fermentação muscular que é evitar que a Glicólise pare na falta de O2. Observe
nesse caso terá a Glicólise que formará 2 NADH + 2 Piruvatos + 2 ADP ... Só que o Piruvato é conertido em Acetaldeído ( Observer que na transição de Piruvato para
aldeído é liberado CO2 ) e ai o Acetaldeído é convertido em um alcool chamda de Etanol, nome fermentação alcoolica, acontece que para converte o Acetaldeído em
Etanol será preciso de Hidrogênios e Eletróns, quem vai fornecer os H + elétrons é o NADH, após fornecer ele volta a ser NAD+ e pode ser utilizados novamente pela
Glicólise, evitanto que ela pare na falta de O2. Esse processo é muito usado em indústria na produção de bebidas alccólicas e até para a produção de Pão, o fermento
do pão é o fungo (Sacaromices??) , e ele fermenta do amido do pão, no que a fermentação Alcoólica ocorre libera CO2, esse gás faz a massa crescer ...

Consederação final.
Você deve ter notado que a fermentação produz muito pouco ATP, apenas os 2 da Glicólise, porque ela faz uma fermentação inconpleta da Glicóse


FOTOSSÍNTESE
PARTE 1


PARTE 2






























QUESTÃO - 10 Click na imagem para visualiza-lá melhor!

RESPOSTA CORRETA LETRA (C)

Fonte: ChonpsBio - www.profdorival.com.br
TEMA : Vírus
Professor: Dorival Filho




Texto retirado do vídeo.

Os vírus são acelulares, não são feitos de células, são estruturas extremamente simples, além de não serem células eles não tem metabolismo próprio. Vamos entender metabolismo como a capacidade de obter energia para se manter e reproduzir. Então veja o vírus não tem isso, ou seja, ele não tem como obter energia no ambiente e assim gerar sua energia na manutenção e reprodução. Então o que ele faz para que isso ocorra? é simples. O vírus utiliza o metabolismo da célula, então todo vírus é um parasita intracelular obrigatório, porque ele precisa utilizar o metabolismo da célula para se manter e reproduzir, as vezes agente vê questão que vírus gasta muita energia, ora isso é impossível ele não gasta muita energia. Ele não tem metabolismo, ele utiliza energia da célula, ou seja, a célula que gasta energia com ele, vamos dar uma olhada agora, como é uma estrutura do vírus.
Observe que o vírus é feito por uma capa de proteína, chamada capsídeo cada proteína que compõem o capsídeo recebe o nome de capsônio. Dentro do capsídeo fica o material genético, o ácido nucléico, que pode ser DNA e RNA. Agora alguns vírus também possuem outra cobertura que nós chamamos de envelope, mas isso nem todo vírus tem. Vamos falar um pouco agora dos vírus que parasitam bactérias são chamados de
bacteriófogos ou simplesmente fagos. Vamos dar uma olhada como é o ciclo de vida dos fagos (...)
1° Ciclo Lisogênico: Neste ciclo o vírus ingeta seu DNA dentro da bactéria e se uni ao DNA viral, passando a ser chamado de profago. Nesse caso a bactéria não fica doente. Mas toda vez que ela se reproduz as suas desentendes já nascem infectados pelo vírus. O vírus pode sair do ciclo lisogênico e entra no ciclo lítico.
2° Ciclo Lítico: Nesse caso o DNA viral se solta do DNA bacteriano e passa a ser transcrito e depois o RNA é traduzido, produzindo proteínas víras. Essa proteínas víras então se unem ao material genético viral em um processo chamado de montagem.
A montagem, gera muita novas cópias do vírus que rompem a parede celular da bactéria e saem para infectar novas bactérias. É importante ressaltar nesse ciclo bacteriófago, que o vírus não rouba proteínas prontas da bactérias ele rouba o aminoácido da bactéria para fazer as proteínas dele. Ele roupa nucleotídios da bactéria para fazer o DNA dele e sempre lembrando ele não está gerando energia, é a célula que está gastanto energia, por causa disso a célula fica doente quando infectada pelo vírus, ela começa a investir energia nele (no vírus) e não nela.

Agora é claro que existem outros tipos de vírus além do bacteriófagos, o próprio ser humano pode ser infectado por uma série de vírus. Vamos ao mais famosos, nós temos nos temos a Influenza que causa, gripe, ele é um vírus de RNA. Porque o material genético dele é o RNA outro muito conhecido que parasita o humano é o HIV, que é o da ADIS. Ele também tem como material genético o RNA, nos HIV se classifica como retrovírus. (...) O retrovírus tem que ter RNA e uma enzima, chamada Transcriptase Reversa, é uma enzima que usa o RNA, como modelo para fazer uma molécula de DNA, ou seja, ela faz uma transcrição ao contrário, uma transcrição reversa. O HIV, é um Retrovírus, o Influenza não !
Um detalhe muito interesante sobre o vírus, é a dificuldade que existe para criar uma vacina para combater o vírus. Porque isso? Porque o vírus é muito sujeito a variações genética, é muito importante saber quais são os fatores da variabilidades genéticas do vírus. Basicamente o vírus tem duas fontes. A primeira é a multação, então é muito complicado criar uma vacina porque ele está sempre se multiplicando. O vírus, de RNA, ainda é mais mutagênico do que o de DNA. Porque o RNA é uma molécula mais instável. O Segundo,é chamado de Recombinação, também pode gerar variabilidade no vírus o que aconteceu com a gripe espanhola no início do séc XX (...) é um exemplo de recombinação no vírus.
A um influenza que causa gripe em aves e outro que causa gripe em humanos, mas essa duas versões de Influenza parasitam dentro de porcos e dentro do porco na hora de fazer a montagem do vírus houve uma nova recombinação dos dois. E essa nova recombinação causou a morte de bilhões de pessoas no mundo. Então é isso que chamamos de Recombinação Genética no vírus e isso que pode acontecem tranqüilamente.











QUESTÃO - 11 (Click na imagem para visualiza-lá melhor.)

RESPOSTA CORRETA LETRA (A)

Saiba mais sobre Anelídeos

Vulgarmente chamam-se anelídeos (Annelida - do latim annelus, pequeno anel + ida, sufixo plural) aos vermes segmentados - com o corpo formado por "anéis" - do filo Annelida como a minhoca e a sanguessuga. Existem mais de 15.000 espécies destes animais em praticamente todos os ecossistemas, terrestres, marinhos e de água doce. Encontram-se anelídeos com tamanhos desde menos de um milímetro até mais de 3 metros.

CLICK E LEIA SOBRE ANELÍDIOS
pt.wikipedia.org (ANELÍDIOS)














QUESTÃO 12 - (Click na imagem para visualiza-lá melhor.)

RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

















QUESTÃO - 13 (Click na imagem para visualiza-lá melhor.)

RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

Transgênicos (português brasileiro) ou transgénicos (português europeu) são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante.

A manipulação genética recombina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.

CLICK E LEIA SOBRE TRANSGÊNICO
pt.wikipedia.org (TRANSGÊNICO)

DOSSIÊ TRANSGÊNICO















QUESTÃO - 14 (Click na imagem para visualiza-lá melhor)

RESPOSTA CORRETA LETRA (A)


Um antígeno (em Portugal antigénio) é toda partícula ou molécula capaz de iniciar uma resposta imune, a qual começa pelo reconhecimento pelos linfócitos e cumula com a produção de um anticorpo específico. Podem ser classificados em:

* antígeno completo ou imunógeno: antígeno capaz de suscitar uma resposta imune.
* antígeno incompleto: incapaz suscitar uma resposta imune.

CLICK E LEIA SOBRE ANTÍGENO
pt.wikipedia.org (ANTÍGENO)

ENDEMIA, EPIDEMIA E PANDEMIA


vacinação contra H1N1 (memória imunológica)


















QUESTÃO - 15 (Click na imagem para visualiza-lá melhor.)

Resposta correta letra (B)

Células diplóides

Células diplóides são aquelas cujos cromossomos se organizam em pares de cromossomos homólogos, e assim, para cada característica existem pelo menos dois genes, estando cada um deles localizado num cromossomo homólogo. Diz-se que estas células possuem 2n cromossomos, onde n é o número de cromossomos característico da espécie em causa, ou "número haploide".

No caso da espécie humana, n corresponde a 23 cromossomos, pelo que as células somáticas possuem 2n, ou seja, 46 cromossomos. Quando ocorre a fecundação, os 23 cromossomos presentes no espermatozóide juntam-se com os 23 cromossomos presentes no óvulo.

As mulheres possuem o último par de cromossomos, o 23º, igual a XX onde X é um tipo de cromossomo. Já os homens o possuem como XY, determinando seu sexo.

CLICK E LEIA SOBRE CÉLULA DIPLOÍDE
pt.wikipedia.org (CÉLULA DIPLOÍDE)



Professor explica os mecanismos dos ciclos de vida dos organismos
Entenda os ciclos haplobionte, diplobionte e haplodiplobionte.
'Uma das diferenças está associada à haploidia do indivíduo', diz professor.


Click na imagem para visualiza-lá melhor.


O professor de biologia do curso PH, Bruno Malizia, ensina as principais diferenças entre os ciclos reprodutivos haplobionte, diplobionte e haplodiplobionte.

“Existem duas diferenças principais entre eles: uma está associada à haploidia do indivíduo adulto. Ele pode ser haplóide, diplóide ou haplóide e diplóide”, diz. “A segunda diferença está no período de ocorrência da meiose, que vai gerar uma classificação para esse tipo de divisão”.

Segundo o professor, no ciclo haplobionte, o indivíduo adulto é haplóide e forma gametas por mitose. “Esses gametas irão se fundir e formar um zigoto, que por sua vez será diplóide. Como ele é diplóide, dará origem, ao longo do seu desenvolvimento, a um individuo adulto haplóide. Ele terá que sofrer uma divisão do tipo meiose”, diz.

O professor também explica detalhes sobre os outros dois ciclos. Assista ao vídeo.




Tema: Ciclo Reprodutivos
Professor Bruno Malizia ( Biologia - Curso PH)

Vamos ilustras os 3 tipos reprodutivos, conhecidos como Haplobionte, Diplobionte e Haplodiplobionte. Existem duas diferenças principais está associada a Haploidia do sujeito adulto, em que o indivídulo pode ser Haploide, Diploidi e Haplodiploide.
A no período de ocorrência da Meiose, que vai geralmente receber um tipo de classificação para esse tipo de divisão .

Ciclo Haplobionte
Como o nome sujere o indivíduo é Haploide, a sua Haploidia é Haploide. Esse indivíduo vai gerar Gameta, sendo ele Haploide, ele só poderá gerar gametas por Mitose, esses gametas irão se fundir e gerar um Zigoto (2N), que por sua vez será diploide. Como ele é Diploide e dará origem ao longo do seu desenvolvimento a um indivídua adulto Haploíde, ele terá que sofrer uma divisão do tipo Meiose. Então no caso se essa Meiose está ocorrendo em um Zigoto, essa meiose é classificada como Meiose Zigótica.


Ciclo Diplobionte
Onde oo indivíduo Adulto ele é Diploide (2N), ele formará gametas por meiose, sendo assim esses Gametas serão Haploides, esses Gametas quando se juntarem no processo de fecundação, formaram um Zigoto Diploide, que já apresenta a mesma Haploidia que o sujeito adulto, ao longo do seu desenvolvimento então ele sofrerá sucessivas divisões que manterão essa Haploidia, que serão divisões do tipo Mitose.


Ciclo Haplodiplobionte
Esse é o terceiro e mais complexo ciclo que ocorre em vários organismos entre eles vegetais terrestres, conhecidos com Briófitas, Pteritófitas, Angiosperma e Gimesperma. Além de ocorre também em algas, ocorre uma alternancia, entre as gerações asexuadas, com reprodução asesuadas que nesse caso é a geração do Gametófito Haploíde, e uma alternância entre gerações nesse caso aqui asexuada. Nós temos a reprodução do Gametófito, que é a reprodução via asexuada que ocorre a produção de
Gameta e a reprodução do Esporófito (2N) que é a produção asexuada, via produção de Esporos como ocorre alternacia no tipo de reprodução, sendo asesuada ou sexuada. Esse ciclo fica conhecido com alternacia de Gerações ou Metagênese. No a Gametófito que é Haploíde, ele vai formar Gametas, ira formar por Mitose. o mesmo caso como foi visto no primeiro ciclo. Gametas esses que serão Haploide e passaram por um processo de fecundação, na fecundação formará um Zigoto, esse Zigoto se desenvolverá em um Esporófito (2N), ele será responsável pela produção de Esporos (n), isso por Meiose. Como o Esporo dará origem para o Gametófito que é Haploide, e o Esporo é de origem Diploide por isso a Divisão Meiose. Nesse caso o conjunto de células do Esporófitos sofrem Meiose que darão origem aos Esporos, que são Haploides, que ao cair no ambiente Germinam dando origem ao Gametófito. Esse Gametófito fechará o Ciclo produzindo Gametas atravéz da Mitose, que por sua vez fecundarão dando origem ao Esporófito ...




Click na imagem para visualiza-lá melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores