Promoções do Dia - SUBMARINO

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Aula de Embriologia - Formação de Gêmeos

PARTE 1



PARTE 2



TEMA: Formação de Gêmeos
Professor Paulinho


PARTE 1
Temos dois tipos básicos de Gêmeos (Univitelinos e os Bivitelinos, também gêmeos chamados fraternos). Essa aula é para diferenciar os Gêmeos Monozigótico e Dizigóticos, mas para entender melhor é preciso retorna a explicação de uma gestação de uma única criança (simples). Vamos observar, ocorreu a ovozitação, o óvulo foi fecundado formando o zigoto, após o zigoto que deu origem a Mórula (A bola Maciça), após a Mórula se dá a formação de uma "bola oca" chamda Blastocisto.
O Blastocisto, chega ao útero e implanta, essa implantação é a anidação. Vamos observer o determinado grupo de céluas , conhecico com Botão Germinativo ou Embrioblasto. É esse botão germinativo que irá dá origem a criança.
Ampliando a imagem, vizualizaremos que o Blastocisto se implantaram no endométrio, que alocará o botão germinatico que irá dar origem ao disco embrionário ou Disco Germinativo. Esse Disco Germinativo irá dar origem a Gástula, e
depois a Mêurula, algo semelhante, como nós vimos nos desenvolvimento embrionário do Anfioxo.
Mais tarde teremos a formação de uma criança com seus Anexos Embrionários. Assim sendo recorda a implantação, a Nidação do Embrião na parede o Útero.
No caso da Gestação gemelar, nós temos a formação de Gêmeos Monzigóticos ou Univitelinos e Gêmeos Dizigótico ou Bivitelinos ou Fraternos.

ANALISE MONOZIGÒTICOS
Como é que se dá a formação de Gêmeos Monozigótico ou Univitelinos
A mulher ovozito, teve contato sexual, os espermatozoide encontraram esse ovózito e um espermatozoide fecundou e formou a primeira célula 2N, chamada zitogo, ele se fragmentou e formou a "bola Maciça", chamada Mórula. Essa Mórula deu origem a Blastula. Só que no caso dos Gêmeos Monozigóticos, a Mórula formou uma Blastula com dois botões Germinativos, com dois embrioblasto distintos, cada Embrioblasto drá origem a uma criança.

Porque as crianças são exatamente igual? Geneticamente iguai?
O motivo é que eles vieram de 1 óvulo e 1 Espematozóide.

Teremo nesse tipo de gestação a formação de apenas uma Placenta. A maioria dos gêmeos Monozigóticos se dão desta
maneira (cerca de 65% a 70% dos casos e monozigótico).


Mas podemos ter a formação de Gêmeos Monozigóticos da seginte maneira, Nós temos a Mórula, e essa mórula formou outras duas mórula, cada Mórula forma uma Blastula
e cada Blastula (com seu determinado "Botão Geminativo" ou Embrioblasto) dará origem a um Gêmeo Monozigótico (Cerca de 35% se dará desta maneira). Desta forma teremos Placentas dierentes

Porque eles são geneticamente iguai? Por que eles vieram do mesmo óvulo e mesmo Espermatozóide.





ANALISE DIZIGÓTICO
A mulher liberou dois óvulos ambos foram fecundados, tivemos a formação de 2 Zigotos, cada Zigoto formou sua Mórula, cada Mórula formou uma Blastura, Cada Blastura com um "Botão Germinativo" ou Embrioblasto. Tento como conseguencia duas crianças.

Por que essas duas crianças são geneticamente diferentes?
Porque elas vieram de Óvulos e Espermatozóide diferente, 2 x 2, conseguentemente elas tem materiais genéticos diferentes, como são diferentes temos a possibilidade de 2 mininas, 2 meninos ou até mesmo 1 menino e 1 Menina.
Porque são espermatozoide diferentes


ANALISE GERAL
No caso do Monozigoto que gerou duas Mórulas, é chamado de Poliembrioni.
No caso da mulher ter gerado dois Óvulos e conseguentemente duas Mórulas, ficou conhecido como Poliovulação.

ANALISANDO O CASO DOS GÊMEOS SIAMESES
Porque o nome Siameses? Porque um dos casos mais famosos desse tipo de Gêmero acoteceu no antigo Sião, que é a atual Tailandia. Chan e Yeng, nasceram unidos pelo toraxe e viveram unidos 63 anos desta forma.

Como é que se dá a formação do Siameses ou Xifópagos (Conjunto)
Na verdade é que teriamos a formação de Gêmeos Univitelinos, Monozigótico. Só que formou a Zigoto, formando assim a Mórula, e a Mórula formou a Blastula (O Blastocisto). Mas os Botões germinativo estavam juntos, e por isso
formam duas crianças não completamente separadas, então esses são os gêmeos Siameses ou Xifópagos. A complexidade de união é muito variada. Se eles não compartilharem órgões as duas crianças podem ser cirurgicamente separada.
Essa união pode ser pela cabeça, pelo toraxe, pelos quadris. Então a variaridade de união é muito distinta.

3 comentários:

  1. ola meu nome é Anderson e gostaria que voce me tirasse uma duvida?
    Com quantas semanas de gestação ocorre essa divisão do Monozigoto para a formação de duas Mórulas?
    Desde já agadeço e parabéns pelo blog se possivel mande a resposta para mim no meu e-mail.
    andynhu2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. quanto ao sexo? independe o sexo ou há alguma influencia na forma de como os gêmeos irão ser formados para a determinação do sexo de cada um?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sexo do bebê depende de qual espermatozóide fecundou o óvulo, ou seja, o pai sempre determina se será menino ou menina. No caso de gemêos, se for monozigotico, os gemeos serão sempre do mesmo sexo, mas se for dizigótico, poderá ser mesmo sexo ou sexo diferente.

      Excluir

Seguidores